Siga-nos nas redes

País

Maquinistas da CP em greve durante todo o mês de abril

Publicado

em

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) anunciou hoje uma nova greve na CP, durante todo o mês de abril, face à “atitude autista e de desconsideração” de que acusa a empresa.

“Não tendo nem a tutela nem a CP neste interregno, numa atitude autista e de desconsideração pelos trabalhadores e pelas dificuldades que estes e as suas famílias atravessam nestes tempos de inflação galopante, efetuado qualquer diligência para a resolução do conflito laboral em curso, não resta aos maquinistas outro caminho se não continuar a luta”, sustenta o sindicato em comunicado.

Segundo o SMAQ, “mesmo questões que carecem de resolução urgente e que dependem exclusivamente da CP não são resolvidas”.

Assim, de 01 a 30 de abril, os trabalhadores com as categorias maquinista ou maquinista técnico estarão em greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários com duração prevista superior a 07:30 ou que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:30 e as 06:00.

Por sua vez, de 17 a 21 de abril, os trabalhadores com as categorias de inspetor de tração ou inspetor chefe de tração estarão em greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas.

Ainda nos termos do comunicado hoje divulgado, durante todo o mês de abril, todos os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ estarão em greve a todo o período de serviço, sempre que lhes seja atribuído um período normal de trabalho diário cujo horário não conste nas escalas em vigor à data do início da greve.

Em abril, os maquinistas e maquinistas técnicos farão também greve em “todos os períodos de serviço cujo teor viole o acordo de empresa CP/SMAQ 2022” e todos os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ paralisarão “sempre que o seu período de serviço preveja um repouso fora da sede e desde que o tempo decorrido entre o início do PNTD na sede e o fim do PNTD após o repouso fora da sede exceda as 30 horas”.

Finalmente, entre os dias 16 e 22 de abril, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ estarão em greve “a todo o trabalho suplementar, incluindo ao trabalho em dia de descanso semanal”.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão “aumentos salariais efetivos” e a “valorização da carreira da tração” e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor.

Ainda reclamada é uma “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, um “efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes” e o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.

Em fevereiro e março, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 51 minutos

Homem gravemente ferido após acidente durante corte de árvore em Fafe

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na zona de Felgueiras,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 2 horas

Norte: PJ investiga alegada violação de dois utentes de um lar de idosos em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga vai investigar uma alegada violação que terá envolvido dois utentes de um lar de...

Paíshá 3 horas

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 4 horas

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 5 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 5 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 7 horas

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”

Depois de uma notícia avançada esta terça-feira, na se informa que o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) diz...

Paíshá 8 horas

Federação Portuguesa do Pulmão pede avanço nos processos de rastreio

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão apelou hoje a um avanço nos rastreios do cancro do pulmão, que ainda...

Arquivo

Mais Vistos