No mês de fevereiro, o número de desempregados registados nos centros de emprego em Portugal diminuiu em 2% em relação ao mês anterior, representando uma redução de 6.442 pessoas inscritas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Esta queda no desemprego interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de aumento no número de desempregados. Os setores de alojamento, restauração e atividades financeiras e de seguros foram os que mais contribuíram para esta redução.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de desempregados registados em fevereiro diminuiu em 8,3%, o que equivale a uma redução de 28.619 pessoas inscritas.
Dos 315.645 desempregados inscritos em fevereiro, 183.304 receberam o subsídio de desemprego, o que representa uma taxa de cobertura de 58%. Embora seja uma ligeira melhoria em relação a janeiro, quando a taxa de cobertura era de 57%, ainda está abaixo da taxa de cobertura de um ano atrás, quando 60% dos desempregados tinham acesso a um apoio pago pela Segurança Social.