Siga-nos nas redes

País

Mau tempo: 48 incêndios rurais afetaram a região Norte nas últimas horas

Publicado

em

 Várias zonas do distrito de Viana do Castelo, no Alto Minho, foram afetadas por um total de 48 incêndios rurais na noite passada, “algo que não é habitual para esta altura do ano”, reconheceu hoje a Proteção Civil.

O último fogo a ser resolvido foi o de Sabadim, no concelho de Arcos de Valdevez, já durante esta manhã, indicou Alexandre Penha, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações aos jornalistas, no mais recente balanço das ocorrências registadas devido à passagem de depressão Martinho, com ventos muito fortes.

Esse último incêndio a ser extinto era “o que causava mais preocupações” e “forçou ao movimento de grupos de reforço de áreas mais distantes” para combater as chamas, detalhou o adjunto operacional, na sede da ANEPC, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A zona de Arcos de Valdevez foi a mais afetada, mas registaram-se também nos concelhos de Paredes de Coura e Ponte da Barca.

Questionado sobre uma possível origem criminosa dos fogos, Alexandre Penha respondeu apenas com a constatação de “má utilização de fogo”, mas remeteu a averiguação das causas para as entidades competentes.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, denunciou, em declarações à SIC Notícias, situações de fogo posto.

Segundo o Comando Sub-Regional do Alto Minho, nenhuma habitação chegou a ser afetada pelos vários incêndios, apesar de terem estado em risco, e não há registo de vítimas.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez referiu que duas freguesias chegaram a ser ameaçadas pelas chamas e que estiveram a ser ponderadas evacuações.

O mau tempo registado à passagem da depressão Martinho pelo continente português, incluindo fortes ventos que motivaram um aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave numa escala de três), deu origem a 5.800 ocorrências e 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número “acima da média”.

O registo diz respeito ao período entre as 00:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje, com destaque para a queda de árvores, tendo-se verificado ainda algumas inundações.

Segundo o balanço feito por Alexandre Penha, além dos 15 desalojados, 13 pessoas tiveram de ser deslocadas.

O mau tempo afetou e continua ainda hoje a afetar linhas ferroviárias e estradas, bem como o funcionamento de portos.

Na quarta-feira, a partir das 12:00, o distrito de Viana do Castelo estava sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à previsão de “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h (quilómetros por hora), sendo até 110 km/h nas serras”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na madrugada desta quinta-feira, entre as 00:00 e as 09:00, o IPMA elevou esse aviso para laranja (o segundo mais grave de uma escala de três), com a previsão de o distrito de Viana do Castelo ser afetado por “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h, sendo até 120 km/h nas serras”, avisando que, depois das 09:00, passaria a amarelo, até às 12:00 do dia de hoje.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, a ANEPC alertou para o agravamento da situação meteorológica no território do continente nos próximos dias, com precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima, no âmbito da passagem da depressão Martinho.

Fotos: Meteo Trás os Montes/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 29 minutos

Norte: ASAE encerra três entrepostos ilegais e apreende 32 toneladas de produtos alimentares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu ao encerramento de três estabelecimentos ilegais que providenciavam entrepostagem e distribuição...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão assinala Dia da Europa esta sexta-feira junto da comunidade escolar do concelho

Famalicão assinala o Dia da Europa, esta sexta-feira, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à...

Paíshá 2 horas

PSP: Quase 850 condutores detidos no mês de abril. Maior parte por excesso de álcool

A PSP deteve 842 condutores em abril, mais 262 do que no ano passado, destacando que a maioria das detenções...

Bragahá 3 horas

Braga: 20 anos depois de afogamento de rapaz de 14 anos o Estado chega a acordo com os país

O Estado português chegou a acordo com os pais de um rapaz de 14 anos que morreu afogado, em 2005,...

Regiãohá 3 horas

Vila do Conde: Mulher de 54 anos morre no hospital após atropelamento de mota

Uma mulher de 54 anos, vítima de um atropelamento grave, na última quarta-feira, em Vila do Conde, acabou por falecer,...

Paíshá 4 horas

Empresário Jorge Mendes acuado de fraude fiscal pelo Ministério Público

O famoso empresário ligado ao mundo do futebol, Jorge Mendes está acuado pelo Ministério Público do crime de de fraude...

Paíshá 4 horas

Nininho Vaz Maia é um dos visados em operação anti-tráfico de droga da PJ

O músico Nininho Vaz Maia é um dos visados numa operação relacionada com o tráfico de droga, da Polícia Judiciária,...

Desportohá 4 horas

Assembleia Geral do FC Famalicão realiza-se esta quinta-feira na Fundação Cupertino de Miranda

O FC Famalicão convida os seus associados para participar na sua Assembleia Geral extraordinária, que se realiza esta quinta-feira, a...

Paíshá 5 horas

Tribunais registaram falhas persistentes nos sistemas informáticos nesta segunda-feira

Os funcionários judiciais denunciaram, esta segunda-feira, falhas persistentes de rede no sistema informático dos tribunais, dificultando o trabalho, um problema...

Paíshá 17 horas

Portugal já esgotou recursos naturais disponíveis para 2025

Portugal esgota hoje os recursos naturais que tinha disponíveis para este ano, 23 dias mais cedo que em 2024, começando...

Arquivo

Mais Vistos