Siga-nos nas redes

País

Mau tempo: 48 incêndios rurais afetaram a região Norte nas últimas horas

Publicado

em

 Várias zonas do distrito de Viana do Castelo, no Alto Minho, foram afetadas por um total de 48 incêndios rurais na noite passada, “algo que não é habitual para esta altura do ano”, reconheceu hoje a Proteção Civil.

O último fogo a ser resolvido foi o de Sabadim, no concelho de Arcos de Valdevez, já durante esta manhã, indicou Alexandre Penha, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações aos jornalistas, no mais recente balanço das ocorrências registadas devido à passagem de depressão Martinho, com ventos muito fortes.

Esse último incêndio a ser extinto era “o que causava mais preocupações” e “forçou ao movimento de grupos de reforço de áreas mais distantes” para combater as chamas, detalhou o adjunto operacional, na sede da ANEPC, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A zona de Arcos de Valdevez foi a mais afetada, mas registaram-se também nos concelhos de Paredes de Coura e Ponte da Barca.

Questionado sobre uma possível origem criminosa dos fogos, Alexandre Penha respondeu apenas com a constatação de “má utilização de fogo”, mas remeteu a averiguação das causas para as entidades competentes.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, denunciou, em declarações à SIC Notícias, situações de fogo posto.

Segundo o Comando Sub-Regional do Alto Minho, nenhuma habitação chegou a ser afetada pelos vários incêndios, apesar de terem estado em risco, e não há registo de vítimas.

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez referiu que duas freguesias chegaram a ser ameaçadas pelas chamas e que estiveram a ser ponderadas evacuações.

O mau tempo registado à passagem da depressão Martinho pelo continente português, incluindo fortes ventos que motivaram um aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave numa escala de três), deu origem a 5.800 ocorrências e 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número “acima da média”.

O registo diz respeito ao período entre as 00:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje, com destaque para a queda de árvores, tendo-se verificado ainda algumas inundações.

Segundo o balanço feito por Alexandre Penha, além dos 15 desalojados, 13 pessoas tiveram de ser deslocadas.

O mau tempo afetou e continua ainda hoje a afetar linhas ferroviárias e estradas, bem como o funcionamento de portos.

Na quarta-feira, a partir das 12:00, o distrito de Viana do Castelo estava sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à previsão de “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h (quilómetros por hora), sendo até 110 km/h nas serras”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na madrugada desta quinta-feira, entre as 00:00 e as 09:00, o IPMA elevou esse aviso para laranja (o segundo mais grave de uma escala de três), com a previsão de o distrito de Viana do Castelo ser afetado por “vento forte de sul/sueste, com rajadas até 90 km/h, sendo até 120 km/h nas serras”, avisando que, depois das 09:00, passaria a amarelo, até às 12:00 do dia de hoje.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, a ANEPC alertou para o agravamento da situação meteorológica no território do continente nos próximos dias, com precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima, no âmbito da passagem da depressão Martinho.

Fotos: Meteo Trás os Montes/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 minutos

Nevão de primavera encerra acessos na Serra da Estrela

A neve voltou a cair no maciço central da Serra da Estrela e levou ao encerramento de vários troços da...

Desportohá 33 minutos

Famalicão: Associação de Futebol de Salão Amador inaugurou instalações renovadas

A Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão inaugurou, este sábado na freguesia de Novais, as renovadas instalações da...

Paíshá 1 hora

Norte: Camionista ferido após aparatoso acidente. Veículo ficou tombado na A4

Uma pessoa ficou ferida, às primeiras horas da manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente rodoviário, que envolveu um...

Bragahá 2 horas

Funeral de “Manu” realiza-se esta quinta-feira em Gualtar

Realiza-se, esta quinta-feira, o funeral de Manuel de Oliveira Gonçalves, o jovem de 19 anos conhecido como “Manu” que perdeu...

Bragahá 3 horas

Suspeito de apedrejar viatura e instalações da PSP de Braga fica em prisão preventiva

O Tribunal de Braga aplicou hoje prisão preventiva a um homem que no sábado agrediu um polícia à facada e...

Paíshá 3 horas

GNR registou mais de 230 acidentes nas últimas 24 horas. Quatro pessoas feridas gravemente

A GNR registou 231 acidentes rodoviários nas últimas 24 horas, dos quais resultaram quatro feridos graves e 74 ligeiros, indicou...

Paíshá 16 horas

Futebolista Fábio Silva volta a pisar o relvado após 17 dias em coma e meses de fé e esperança

Depois de 17 dias em coma e uma jornada de recuperação iniciada após um trágico acidente de viação, registado no...

Paíshá 17 horas

Governo concede tolerância de ponto à função pública nesta Quinta-Feira Santa

O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores do Estado na tarde de Quinta-feira Santa, dia 17, segundo um...

Bragahá 18 horas

Esposende: Depois de tentativa falhada de assalto ladrões voltam a atacar ourivesaria e fogem à polícia

A tentativa falhada de assalto a uma ourivesaria, na rua 1.º de Dezembro, em Esposende, foi concretizada com uma segunda...

Paíshá 19 horas

Trânsito em quatro túneis da cidade do Porto condicionado devido a obras

Quatro túneis da cidade do Porto terão a circulação condicionada em período noturno, entre as 22:00 e as 06:00 até...

Arquivo

Mais Vistos