A campanha “Floresta Segura 2021” tem já identificados 7.975 locais de possível incumprimento dos trabalhos de limpeza de terrenos, avançou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda iniciará a fase de fiscalização logo após o fim do prazo concedido para realização dos trabalhos de gestão de combustível”, indicou a GNR, em resposta à agência Lusa, sem antecipar uma data, na sequência da decisão do Governo de prorrogar o prazo para limpeza de terrenos até 15 de maio.
Segundo o regime excecional das redes de faixas de gestão de combustível, os trabalhos para a implementação de faixas de gestão de combustível contra incêndios, numa faixa de 50 metros à volta de habitações e outras edificações e numa faixa de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais, parques de campismo e zonas industriais, “devem decorrer até 15 de março”, mas o Governo aprovou a prorrogação do prazo para até 15 maio, mais dois meses do que a data-limite inicial.
No âmbito da campanha “Floresta Segura 2021”, e até 10 de março, “a GNR identificou 7.975 locais de possível incumprimento, sendo que as condições meteorológicas que se fizeram sentir condicionaram a realização da gestão de combustível”.