Site icon Fama Rádio e Televisão

Hospitais do Norte do país mostraram mais eficácia a combater a pandemia

Acerca da Coragem: Temporada 1 Episódio 1

Um estudo levado a cabo pela Coimbra Business School (CBS), que envolveu 37 unidades hospitalares, concluiu que os hospitais públicos do Norte do país demonstraram mais eficácia a combater a pandemia de Covid-19. Por sua vez, são também os que apresentam maior capacidade de prestação de serviços e os que tiram melhor partido dos seus recursos.

A investigação avaliou o impacto da pandemia da covid-19, entre janeiro de 2019 e novembro 2020, recorrendo aos dados disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Desta forma, foram avaliados o número de médicos, enfermeiros e pessoal operacional em cada unidade de saúde, no número de camas, consultas externas, altas e urgências para identificar os fatores que levaram à evolução dos níveis de eficiência de cada hospital.

Carla Henriques e Maria do Castelo Gouveia, professoras na CBS e autoras da investigação, concluíram que todos os hospitais do país tiveram um aumento de recursos – humanos e logísticos – mas que foram os do Norte os que melhor souberam aproveitá-los, uma vez que conseguiram prestar mais serviços, nomeadamente na condução de consultas externas, urgências e altas hospitalares.

No estudo sobre a eficiência dos hospitais, o Algarve passou do segundo lugar, em 2019, para o primeiro lugar em 2020.

Já o Hospital de São João, no Porto, que se classificou em oitavo lugar em 2019, subiu para o segundo em 2020. O terceiro posto do ‘ranking’ manteve-se no Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version