Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Linhas vermelhas antecipam subida da incidência com impacto incerto na saúde

Publicado

em

Mortalidade específica por Covid-19, está nos 33,3 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a uma diminuição de 20% relativamente ao último relatório. Hospitais do Norte continuam a ser os que apresentam maior ocupação em cuidados intensivos, com 36% do nível de alerta de 75 camas.

A pandemia de Covid-19 registou uma inversão da tendência decrescente das últimas semanas, devendo verificar-se um aumento da incidência de infeções, sendo ainda incerto o impacto nos serviços de saúde, alerta a análise de risco divulgada esta sexta-feira.

“A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade muito elevada, com inversão da tendência decrescente que vinha a observar-se nas últimas semanas, podendo esperar-se um aumento da incidência à semelhança do observado em alguns países europeus”, refere o relatório das “linhas vermelhas”.

Segundo esta avaliação de risco da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a dimensão do impacto do crescimento da incidência nos serviços de saúde e na mortalidade “é ainda incerta”, uma vez que está dependente do “nível de imunidade da população e da incidência nos grupos mais vulneráveis”.

De acordo com o documento, o sistema de saúde apresenta capacidade de acomodar o aumento de doentes com Covid-19, mas deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica e a manutenção das medidas de proteção individual e a vacinação de reforço.

De acordo com a DGS, na quarta-feira estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) 70 doentes, o que corresponde a 27% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas, abaixo dos 35% registados na semana anterior.

Os hospitais da região Norte continuam a ser os que apresentam maior ocupação em cuidados intensivos, com 36% do nível de alerta de 75 camas, e o grupo etário com maior número de pessoas internados nestas unidades era o dos 60 aos 79 anos.

Quanto à mortalidade específica por Covid-19, está nos 33,3 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a uma diminuição de 20% relativamente ao último relatório (41,7), o que revela uma tendência decrescente do impacto da pandemia neste indicador, referem as “linhas vermelhas”.

Apesar desta redução, o valor de 33,3 é ainda superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), o “que se traduz num impacto elevado da epidemia na mortalidade”, adianta o documento.

Na quarta-feira, a incidência cumulativa a 14 dias estava nos 1.449 casos por 100 mil habitantes em Portugal, indicando uma intensidade muito elevada, com tendência estável, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) era de 0,99 a nível nacional e de 0,98 para o continente.

“Observou-se um valor de Rt igual ou superior a 1 em quatro das cinco regiões do continente, o que indica uma inversão para tendência crescente da incidência de infeção por SARS-CoV-2”, avança a análise de risco da pandemia.

O relatório refere ainda que a proporção de casos positivos nos testes realizados para SARS-CoV‑2 registada entre 3 e 9 de março foi de 20,1%, superior aos 13,5% do último relatório e acima do limiar de 4%.

A frequência da linhagem BA.1 da variante Ómicron é agora de 20,6% e com tendência decrescente, enquanto a linhagem BA.2, considerada mais transmissível, é já “claramente dominante”, sendo responsável por 79,4% das infeções.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 39 minutos

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

O Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão recebe, esta quinta-feira, a partir das 21:30, mais uma noite de fado...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos faz um ferido na rua do Talvai

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre três carros, na rua do Talvai,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsão de chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do...

Paíshá 3 horas

Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho

As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: De Haas foi o 2.º melhor defesa da Primeira Liga em abril

Justin de Haas, o defesa neerlandês do FC Famalicão foi distinguido pelos treinadores da Primeira Liga portuguesa, como o segundo...

Paíshá 4 horas

Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga encabeçada por dois irmãos que operava desde janeiro de 2024 no...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão classificado como entidade formadora de 5 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a classificar o FC Famalicão como uma entidade formadora de cinco estrelas, a nota...

Regiãohá 6 horas

Vila do Conde: Mulher de 33 anos detida com artigos de bijuteria contrafeitos

Elementos do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procederam à...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão/Obras: Trânsito cortado entre Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor em Lousado até sábado

O trânsito entre a Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor, na freguesia de Lousado, está cortado até...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Presidente da Câmara distinguido com medalha de ouro pelo Corpo Nacional de Escutas

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, foi condecorado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), com uma insígnia do...

Arquivo

Mais Vistos