António Costa falou no início desta noite à população depois de decididas as regras do novo estado de emergência.
Dividido em fases o desconfinamento irá iniciar-se a 15 de março com a reabertura de creches e escolas do primeiro ciclio.
Abre também a partir desta data o comércio local ao postigo e livrarias, assim como cabeleireiros e barbearias.
A segunda fase terá lugar a 05 de abril e prevê a reabertura dos 2.º e 3.º ciclo escolar e ATLs, equipamentos sociais na área da deficiência, museus galerias e similares e lojas até aos 200 metros quadrados com porta diretamente para a rua.
A terceira fase tem lugar a 19 de abril e conta com o regresso ao ensino secundário e superior presencial e a abertura das lojas do cidadão, teatros, auditórios e salas de espetáculos.
Todos os centros comerciais e lojas deverão também abrir neste dia, tal como restaurantes e cafés para um número máximo de quatro pessoas no interior ou seis pessoas no caso de esplanadas.
Iniciam-se também a 19 de abril as modalidades desportivas de médio risco e ficam também permitidas as atividades físicas ao ar livre e a abertura de ginásios, embora sem aulas de grupo.
Os eventos exteriores voltam também mas com lotações limitadas, assim como casamentos e batizados ( apenas 25% da lotação).
A última fase prevista para este plano terá lugar a 03 de maio e prevê a realização de grandes espetáculos no exterior e a permissão dos restaurantes e cafés para receberem um máximo de seis pessoas, ou dez no caso das esplanadas.