A segunda edição do Acrobatic Blocks Competition (ABC) vai permitir a ginastas acrobatas de todo o mundo competir entre si, em 27 de março, num modelo assumidamente online em tempos de pandemia da covid-19.
“Numa fase de enorme confinamento mundial, de incerteza e de nuvens cinzentas, o ABC foi e será um raio de esperança para muitos desportistas por este mundo fora. É importante continuarmos a competir e a aparecer a nível internacional, mesmo que por via digital em plataformas de streaming”, destaca o treinador Lourenço França, da organização.
A prova online, com diversos fusos horários, vai contar com mais de 400 participantes oriundos de 25 países.
“Trata-se de uma série de desafios realizados em blocos acrobáticos, um equipamento utilizado por atletas, acrobatas, ginastas, artistas de circo e performers para desenvolverem as suas habilidades”, complementa Lourenço França.
Em novembro de 2020, na primeira edição, a prova realizou-se em 10 fusos horários e teve a duração de 15 horas com participações de atletas com origens tão diversas como Austrália, China, Irão, México, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e de vários outros países europeus.