Siga-nos nas redes

País

Marcelo promete defender uma democracia “onde a liberdade não seja esvaziada pela pobreza”

Publicado

em

O Presidente da República prometeu hoje defender uma “melhor democracia”, com tolerância e respeito por todos, rejeitando o “mito do português puro”, com convergência no regime e alternativa de governação, e “estabilidade sem pântano”.

Na sua intervenção perante a Assembleia da República, na cerimónia em que tomou posse para um segundo mandato, o chefe de Estado afirmou que assegurar estes objetivos será a sua “primeira prioridade” nos próximos cinco anos.

emissão em direto da famatv

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que “pela primeira vez em democracia um Presidente da República toma posse em estado de emergência” e que durante a pandemia de covid-19 o parlamento “nunca deixou de funcionar ao serviço dos portugueses”, e agradeceu aos deputados “o exemplo de dedicação à democracia, nunca aceitando calá-la, nunca aceitando suspendê-la, nunca aceitando fazê-la refém”.

“Que seja essa a primeira lição do dia de hoje: vivemos em democracia, queremos continuar a viver em democracia, e em democracia combater as mais graves pandemias. Preferimos a liberdade à opressão, o diálogo ao monólogo, o pluralismo à censura, e demonstrámo-lo realizando duas eleições em pandemia, de uma das quais resultou a subida da oposição ao Governo”, afirmou, referindo-se às eleições regionais nos Açores, e observando: “Isto é democracia”.

Em seguida, o Presidente da República defendeu que é preciso “melhor democracia, onde a liberdade não seja esvaziada pela pobreza, pela ignorância, pela dependência ou pela corrupção, onde a inclusão, a tolerância, o respeito por todos os portugueses, para além do género, do credo, da cor da pele, das convicções pessoais, políticas e sociais não sejam sacrificados ao mito do português puro, da casta iluminada, dos antigos e novos privilegiados”.

“Queremos uma democracia que seja ética republicana na limitação dos mandatos, convergência no regime e alternativa clara na governação, estabilidade sem pântano, justiça com segurança, renovação que evite rutura, antecipação que impeça decadência, proximidade que impossibilite deslumbramento, arrogância, abuso do poder. Assegurá-lo é a primeira prioridade do Presidente da República para estes cinco anos”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 17 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 18 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 20 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 22 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 23 horas

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 23 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 23 horas

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 1 dia

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Arquivo

Mais Vistos