Siga-nos nas redes

País

Proteção Civil alerta população para tomada de medidas preventivas para as próximas 48 horas

Publicado

em

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou hoje a população para tomar medidas preventivas devido ao agravamento das condições atmosféricas nas próximas 48 horas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dois dias é esperada queda de neve nas regiões norte e centro acima dos 800/1.000 metros, assim como agitação marítima forte, com ondas até sete metros na costa ocidental, podendo atingir picos máximos de 11 metros.

Está também previsto vento mais intenso no litoral e nas terras altas, com rajadas até 80km/h.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC pede cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve.

Alerta ainda para possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

A Proteção Civil recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados” fazendo algumas recomendações, sobretudo para as zonas historicamente mais vulneráveis.

Recomenda, entre outras coisas, uma atenção redobrada aos grupos mais vulneráveis, como crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo.

Apela ainda a uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas e cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Pede igualmente especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, a adoção de uma condução defensiva e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Dia do Doente assinalado com entrega de material hospitalar ao Hospital de S. João de Deus

A Câmara Municipal de Famalicão assinalou, esta terça-feira, o Dia do Doente com a entrega de material apoio para utentes,...

Paíshá 3 horas

Viatura ligeira que circulava na A28 consumida por incêndio ao início da tarde

Um veículo ligeiro foi consumido por um incêndio, esta terça-feira, na A28, em Matosinhos. Tudo aconteceu cerca das 13:30, no...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Céus nublados e pequenos “chuveiros” esperados esta quarta-feira

Famalicão espera uma quarta-feira com previsões de chuva de pouca intensidade, e apenas nos períodos do final da manhã e...

Economiahá 4 horas

Preço da botija de gás aumentou 3,5 euros face ao último trimestre de 2023

Os preços médios de venda de gás butano engarrafado e propano a granel, no quarto trimestre, subiram 10,9% e 10,2%,...

Regiãohá 4 horas

Homem detido em Vila do Conde por uso de armadilha para capturar aves

Um homem de 63 anos foi detido, este sábado, em Árvore no concelho de Vila do Conde, por crime de...

Desportohá 6 horas

Famalicense Pedro Almeida volta às competições com novo carro e navegador

O piloto famalicense Pedro Almeida está de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, desta vez com o modelo RS...

Economiahá 6 horas

Pagamentos à Segurança Social já podem ser efetuados por transferência bancária

 A Segurança Social disponibilizou uma nova forma de pagamento, passando, a partir de agora, a ser possível efetuar pagamentos por...

Desportohá 7 horas

Sub-23 do FC Famalicão empatam por 1-1 frente ao Estoril Praia

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na manhã desta terça-feira, a partida referente à 6.ª jornada da Fase de...

Paíshá 8 horas

PSP detetou mais de 25 mil infrações no decorrer da operação “Taxa Zero ao Volante”

Mais de 4,16 milhões de veículos foram fiscalizados na última semana pelas autoridades portuguesas no âmbito da campanha “Taxa Zero...

Famalicãohá 8 horas

PSD Famalicão suspende Jornadas Autárquicas

O núcleo famalicense do Partido Social Democrata informou, esta terça-feira, sobre a suspensão das “Jornadas Autárquicas do PSD”, cujo início...

Arquivo

Mais Vistos