Siga-nos nas redes

País

Ascendi Norte liderou reclamações a nível nacional no primeiro semestre de 2021

Publicado

em

A Ascendi Norte, concessionária das autoestradas A7 e A11, liderou as reclamações feitas no setor, a nível nacional, no primeiro semestre de 2021, de acordo com um relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Segundo o documento, a concessão Ascendi Norte, que contempla a A7 (Póvoa de Varzim – Vila Pouca de Aguiar) e a A11 (Esposende – Penafiel), foi alvo de 30,6% do total de reclamações nas concessionárias e subconcessionárias no primeiro semestre de 2021.

Apesar de se ter registado uma descida das reclamações face a 2020, ano de maior impacto económico da pandemia de covid-19, a Ascendi Norte terminou o primeiro semestre (altura do segundo confinamento) com 106 reclamações, mais do que a Infraestruturas de Portugal (IP), com 61, ou a Brisa, com 40.

“A concessionária Ascendi Norte, AutoEstradas do Norte, S.A., representa, no primeiro semestre de 2021, 30,6% das reclamações, tendo registado uma redução de 19,1% de reclamações face ao período homólogo”, pode ler-se no documento.

Assim, no primeiro semestre de 2020, a Ascendi Norte registou 131, número que cresceu para 147 no segundo, baixando então para 106 no primeiro semestre do ano passado.

Na componente de transportes públicos, de acordo com o relatório, no Norte, tanto a Metro do Porto como a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) baixaram o número de reclamações recebidas.

A STCP foi a quinta empresa de transporte rodoviário de passageiros, a nível nacional, que recebeu mais reclamações no primeiro semestre de 2021, representando 4,5% do total com 63 reclamações, menos que no segundo semestre de 2020 (88) e que no primeiro de 2020 (71).

Já a Metro do Porto representou 11,6% das reclamações nos primeiros seis meses do ano passado, uma lista destacadamente liderada pelo Metro de Lisboa (82,6%, com 313 reclamações).

Assim, o operador de ferrovia ligeira da Área Metropolitana do Porto (AMP) foi alvo de 44 reclamações, menos que as 61 do segundo semestre de 2020 e que as 90 do primeiro semestre desse ano.

A AMT refere ainda, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que a “Metro do Porto S.A. transportou menos 15% de passageiros que no primeiro semestre de 2020, o equivalente a 16,2 milhões”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 22 minutos

AVS e Vizela disputam lugar na Primeira Liga este sábado

O AVS, 16.º da I Liga em 2024/25, e o Vizela, terceiro da II Liga, iniciam na Vila das Aves...

Economiahá 1 hora

Pagamentos bancário português passam a apresentar o nome do destinatário

Os pagamentos a entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sol e subida da “máximas” até aos 23 graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol e céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Paíshá 3 horas

Legislativas: Partido Socialista perdeu cerca de 400 mil votos nestas eleições

O PS perdeu 400 mil votos nas legislativas de domingo, em comparação com as de 2024, enquanto o Chega foi...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Ave: Uma pessoa gravemente ferida após queda de estrutura de um posto de abastecimento em Aver-o-Mar

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um acidente registado num posto de abastecimento de combustíveis...

Guimarãeshá 4 horas

Ave: Homem de 50 anos gravemente ferido após colisão rodoviária de bicicleta em Guimarães

Um homem com cerca de 50 anos ficou gravemente ferido, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Mogege recebe prova do Campeonato Nacional Super Enduro a 07 de junho

Famalicão é um dos locais escolhidos para a disputa Campeonato Nacional Super Enduro 2025, que passa, pela primeira vez, pela...

Regiãohá 8 horas

Santo Tirso: Homem idoso surpreendido por assaltantes que se colocaram em fuga com dinheiro e joias

Um homem idoso foi vítima de um assalto, na manhã deste domingo, em Santo Tirso. Surpreendido pelos criminosos às primeiras...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Gala da Associação de Dadores de Sangue celebra 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão convida a sua comunidade para a Gala 25 Anos”, que irá decorrer...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Delães em festa para assinalar a sua Mostra Comunitária a 31 de maio e 01 de junho

Delães reúne-se para celebrar a sua Mostra Comunitária, que irá apresentar as associações locais, em ambiente festivo, no Campo de...

Arquivo

Mais Vistos