País
Portugal já administrou um milhão de vacinas contra a Covid
O número foi alcançado esta sexta-feira. Portugal ultrapassou um milhão de vacinas contra a Covid-19 administradas, uma marca que o secretário de Estado da Saúde descreveu como significativa e o início de um caminho que ainda é longo.
“É um marco significativo, mas não deixa de ser ainda o início de um caminho que ainda é bastante longo”, afirmou Diogo Serras Lopes, que assistiu ao momento, referiu que o ritmo do processo de vacinação ronda, atualmente, cerca de quatro mil doses por dia.
Entre o milhão de vacinas, 284 mil foram segundas doses e as restantes 716 mil foram primeiras inoculações.
“Para conseguirmos atingir as mais de 16 milhões de vacinas que queremos dar, obviamente que o ritmo vai ter de ser maior. Isso implica que espaços como este tenham de ser ampliados e vai implicar, certamente, outras respostas”, afirmou, assegurando que a falta de capacidade nunca será um limite.
O único limite, acrescentou Diogo Serras Lopes, é o número ainda insuficiente de vacinas disponíveis e as limitações associadas à vacina da AstraZeneca que, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS), dever ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.
O processo de vacinação contra a Covid-19 arrancou no final do ano passado, em 27 de dezembro, chegando primeiro aos profissionais de Saúde, das forças armadas e de segurança, e aos profissionais e utentes de lares de idosos.
A partir de fevereiro, foram incluídas as pessoas com 80 ou mais anos de idade e aquelas a partir dos 50 anos com patologias mais graves.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Vilarinho das Cambas celebra festas em honra de São Sebastião
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Nine recebe nova sessão do “Haja Saúde” sobre doenças cardiovasculares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Desagregação de 4 uniões de freguesia votada no parlamento esta sexta-feira
-
Guimarãeshá 2 dias
Bebé de 18 meses e duas crianças feridas após despiste seguido de capotamento na EN206 em Guimarães