Site icon Fama Rádio e Televisão

Investigadora defende que as crianças devem ser introduzidas à tecnologia mais cedo

Sofia Marques Silva, investigadora da Universidade do Porto, defende que as crianças devem ser introduzidas à tecnologia mais cedo, nomeadamente desde o 1º ciclo de ensino.

“Precisamos de preparar crianças e jovens para as profissões de futuro que vão ter muito esta dimensão tecnológica”, revelou à agência Lusa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A docente e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto acrescenta ainda que “a inclusão digital não pode ser encarada como um luxo” e que “é o mínimo que temos que fazer”.

“É fundamental garantir-se que as camadas mais jovens com mais dificuldades económicas tenham acesso a essas ferramentas. [..] Isto tem um impacto na forma como participamos na vida social, na vida política, na vida cívica. Quando hoje muitas das formas de participação são no mundo digital, ficarem para trás é também ficarem arredados de um diálogo social”, disse a investigadora.

Sofia Marques Silva, salvaguarda ainda que esta intervenção deveria também ser feita não de forma isolada, mas ligada às humanidades e às ciências sociais, por forma a garantir que os jovens possam “fazer leituras conscientes” da utilização dos computadores e da internet.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version