A invulgar subida dos energizos desencadeou alertas e o Governo está a planear declarar novas medidas para tentar abrandar o efeito nos bolsos dos portugueses.
Com o custo de um barril de Brent a atingir máximos, os clientes terão atualmente de pagar mais para completar o seu veículo. A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como o combustível serão mais dispendiosos.
O custo do gasóleo subiu 14 cêntimos, o maior incremento semana a semana de sempre, enquanto o gás é confiado para ascender por 8 cêntimos.
O ECO dá conta de que o Governo se prepara para declarar hoje o aumento de determinadas ações que estão em vigor a partir de agora.
Em cima da mesa está uma recompensa de 20€ pela Autovoucher em março.A AutoVaucher é uma dotação que foi feita pela autoridade pública para funcionar entre novembro de 2021 e março de 2022 e que é constituída recentemente por um valor idêntico a um cêntimo por cada litro até 50 litros de combustível por mês.
Como tal, praticamente falando, cada português está qualificado para um desconto de 5 euros por mês. Atualmente, este valor irá incrementar.Além disso, o ECO dá conta de que há duas ações adicionais prontas a avançar.
A chegada do ganho adicional de IVA com o ISP, que terminou em abril, deverá ser alcançada até 30 de junho. Esta ação aborda um alívio de 2 cêntimos sobre o combustível e 1 cêntimo no gasóleo.Além disso, o incremento da carga de carbono também permanecerá congelado até 30 de junho. A conjetura de expansão para março foi de 5 cêntimos por litro.