Connect with us

País

Critérios de exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual será revista pelo Governo

Published

on

O Ministério da Saúde criou hoje um grupo de trabalho para rever, no prazo de uma semana, a norma de 2016 que define os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual.

O grupo de trabalho foi constituído por decisão do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na sequência da conclusão do estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre “comportamentos de risco com impacte na segurança do sangue e na gestão de dadores”.

Em causa está a norma 009/2016 da Direção-Geral da Saúde (DGS), referiu em comunicado o gabinete de Lacerda Sales, ao adiantar que o grupo de trabalho agora criado “terá uma semana para a análise do estudo e respetiva alteração da norma em conformidade”.

Segundo a mesma fonte, este grupo de trabalho é constituído por representantes da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), incluindo também, a título consultivo, entidades da sociedade civil.

A criação deste grupo de trabalho ocorre na véspera da audição parlamentar, a pedido do Bloco de Esquerda, do IPST e da DGS, “a propósito de denúncia de práticas discriminatórias na doação de sangue por homens que fazem sexo com homens vindas a público”.

Esta audição conjunta nas comissões de Saúde e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi aprovado por unanimidade a 03 de fevereiro.

A polémica surgiu na sequência do caso de um homem que denunciou ter sido discriminado quando tentou dar sangue a 23 de janeiro, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa, depois de este organismo ter feito um apelo à dádiva.

A situação passou-se com Bruno Gomes d’Almeida que, depois de três horas na fila e mais uma hora de espera na triagem, foi confrontado com várias questões que partiam do princípio de que teria parceiras. Quando fez questão de corrigir e assumir que tinha um parceiro, ouviu como resposta que “então não pode doar sangue” e que “homens que fazem sexo com homens não podem doar sangue”.

Confrontado o IPST, a resposta dada à Lusa foi que o instituto “não questiona a orientação sexual dos seus potenciais dadores” e que “todo e qualquer cidadão [pode] candidatar-se a dar sangue, sem quaisquer diferenças de género ou orientação sexual”.

Entretanto, o IPST abriu uma averiguação interna a um médico do organismo depois de este ter afirmado que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, garantindo que esta não é a posição oficial.

Um médico do IPST escreveu que “os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue. Este critério não [é] nacional. É internacional. Muitos dos países da Europa e do mundo têm essa regra para defesa da saúde do doente que recebe a unidade de sangue”. O autor do ‘e-mail’, Luis Negrão, apresenta-se como médico de saúde pública.

Confrontado com estas afirmações, o IPST confirmou, na ocasião, que o médico trabalha para o organismo e que a situação já estava a ser averiguada internamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Barcelos20 minutos ago

Seis pessoas feridas após colisão rodoviária em Barcelos

Seis pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo três veículos, na Estrada Nacional...

Famalicão40 minutos ago

Famalicão: Animação garantida no Magusto de Vilarinho das Cambas este domingo

A Junta de Freguesia de Vilarinho das Cambas convida toda a comunidade para a sua festa de Magusto, que se...

Famalicão1 hora ago

Famalicão: Paróquia de Joane celebra o Magusto este sábado com muita animação

A vila de Joane convida a comunidade para celebrar as tradições de outono na festa de Magusto desta paróquia, que...

Famalicão1 hora ago

Famalicão: Rua José Freitas Dias estará cortada ao trânsito este sábado

A Câmara Municipal de Famalicão alertou, esta sexta-feira, para um corte no trânsito na Rua José Freitas Dias, devido à...

Economia2 horas ago

Preço do gasóleo e da gasolina vai descer na segunda-feira

Com a chegada de mais um final de semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis,...

Famalicão2 horas ago

Famalicão: Casa de Delães recebe Concerto de Natal Solidário a 07 de dezembro

A Associação Organismo Vivo realiza, pelo quarto ano consecutivo, o seu Concerto de Natal Solidário, um evento, que conta com...

Famalicão2 horas ago

Greve: Algumas escolas estão encerradas em Famalicão

Depois de anunciada uma greve nacional dos professores e do pessoal não docente das escolas, na manhã desta sexta-feira, os...

Região15 horas ago

Projeto “Acelerar o Norte” vai ajudar empresas locais no processo de transição digital

A Fábrica de Santo Tirso foi o local escolhido para a apresentação do projeto “Acelerar o Norte”, que contou, esta...

País16 horas ago

Chuvas fortes, trovoadas e granizo chegaram hoje a Portugal. Região Norte escapou ao mau tempo

O centro e o sul do país deverão ser particularmente afetados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos...

Famalicão17 horas ago

Famalicão: Associação de apoio à pessoa autista For3verSpecial convida para ‘workshops’ de Natal

A For3verSpecial, associação sem fins lucrativos, criada para prestar serviços de apoio a pessoas autistas, convida a comunidade para uma...

Arquivo

Mais Vistos