Siga-nos nas redes

País

Covid-19: 28 mil profissionais de saúde infetados e 19 mortos desde o início da pandemia

Publicado

em

Perto de 28 mil profissionais de saúde ficaram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, dos quais 19 morreram e mais de 16 mil recuperaram, segundo dados hoje divulgados da DGS.

O maior número de mortes de covid-19 foi registado no passado mês de fevereiro (nove), seguido do mês de janeiro, com seis óbitos de profissionais de saúde, precisam os dados da Direção-Geral da Saúde.

emissão em direto da famatv

Os meses de abril, junho, julho e dezembro registaram uma morte cada um, adianta a DGS, adiantando que estes dados são obtidos através do cruzamento da notificação médica no SINAVE (quando apenas se registou que eram profissionais de saúde) e no Trace Covid-19, com a base de dados do SICO (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito).

Neste sentido, não se consegue precisar se estas mortes ocorreram em contexto laboral ou noutra situação, ressalvou uma fonte da DGS.

Relativamente ao número de profissionais infetados, os dados apontam que, desde o início da pandemia até 26 de fevereiro, totalizaram 27.973, a maioria assistentes operacionais (8.732), seguidos dos enfermeiros (7.357).

Houve ainda 4.022 profissionais, com categorias não especificadas nos dados, que tiveram a infeção, bem como 3.454 médicos, 1.743 assistentes técnicos, 1.251 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 612 farmacêutico, 552 técnicos superiores de saúde e 250 técnicos superiores.

“Na sexta-feira, por exemplo, registaram-se 17 novos casos de covid-19 entre profissionais de saúde”, refere a Direção-Geral da Saúde na resposta enviada, a propósito do aparecimento dos primeiros casos de covid-19 há um ano, em 02 e março de 2020.

Entre os profissionais que faleceram, estavam três médicos, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico, dois auxiliares de saúde, um auxiliar de enfermagem, dois administrativos, um colaborador de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), um bombeiro e sete com categoria desconhecida.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Brufe

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Despiste junto a escola em Calendário faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro na Rua...

Desportohá 11 horas

“Vício de Ganhar”: Adeptos do FC Famalicão vão ficar com “água na boca” até à próxima época

Agora que se aproxima o desfio final para o emblema de Famalicão, na temporada 2023/2024, da I Liga de futebol...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão com previsões de chuva para a manhã e tarde desta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com previsões de chuva que se devem prolongar entre as 10:00 e as...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá é o melhor jogador jovem da I Liga

O médio do FC Famalicão Gustavo Sá foi nomeado como o melhor futebolista entre os jovens que integram a I...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Câmara lança concurso público para ampliação da escola de Mões

A Câmara de Famalicão vai avançar com a requalificação e ampliação da escola Básica Senador Sousa Fernandes, em Mões.A obra,...

Regiãohá 13 horas

Três homens assaltam Caixa Geral de Depósitos na Trofa

Três homens estiveram envolvidos, na tarde desta quinta-feira, no asaalto de um balcão da Caixa Geral de Depósitos no centro...

Bragahá 14 horas

Escritor bracarense Casimiro Brito faleceu hoje aos 86 anos

O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia...

Desportohá 14 horas

O Riba D’Ave hóquei clube está nos play offs de apuramento para campeão

Depois de uma época cheia de altos e baixos, depois do treinador Raul Meca ter colocado o lugar a disposição...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão de Lés a Lés na freguesia de Brufe

Nesta edição do programa “Famalicão de Lés a Lés” fomos à freguesia de de Brufe para entrevistar o presidente da...

Arquivo

Mais Vistos