País
Novas regras para a carta de condução visam condução de carros e camiões a partir dos 17 anos
Com 339 votos a favor, 240 contra e 37 abstenções, os Membros do Parlamento Europeu aprovaram uma proposta que prevê a redução para 17 anos da idade mínima para obter a carta de condução para carros ou camiões, desde que haja um condutor experiente como acompanhante.
A proposta também avança, entre outras medidas com, um período de dois anos de tolerância zero, para os recém-encartados, no que diz respeito à condução sob o efeito de álcool, e devem também ser estabelecidas sanções mais rigorosas para a condução perigosa.
Embora os Estados-Membros já tenham adotado uma posição negocial em dezembro passado, a conclusão do dossier será transferida para a próxima legislatura, após as eleições europeias de 6 a 9 de junho.
A Associação Europeia para a Segurança dos Transportes (ETSC) já contestou a proposta dos MEPs de permitir que os jovens de 17 anos conduzam camiões, considerando, num comunicado, que terá graves consequências negativas.
A ETSC lembra que atualmente a idade mínima para obter uma licença de condução de camiões é de 21 anos, embora haja Estados-Membros que a permitam aos 18 anos, sob determinadas condições.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Nova variante da EN14 será vital para a expansão da indústria de pneus local
-
Desportohá 7 dias
FC Famalicão: Armando Evangelista deixa mensagem de despedida para os adeptos do clube
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Nine transforma-se na “Vila Natal” este fim de semana
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano