País
Novas regras para a carta de condução visam condução de carros e camiões a partir dos 17 anos

Com 339 votos a favor, 240 contra e 37 abstenções, os Membros do Parlamento Europeu aprovaram uma proposta que prevê a redução para 17 anos da idade mínima para obter a carta de condução para carros ou camiões, desde que haja um condutor experiente como acompanhante.
A proposta também avança, entre outras medidas com, um período de dois anos de tolerância zero, para os recém-encartados, no que diz respeito à condução sob o efeito de álcool, e devem também ser estabelecidas sanções mais rigorosas para a condução perigosa.
Embora os Estados-Membros já tenham adotado uma posição negocial em dezembro passado, a conclusão do dossier será transferida para a próxima legislatura, após as eleições europeias de 6 a 9 de junho.
A Associação Europeia para a Segurança dos Transportes (ETSC) já contestou a proposta dos MEPs de permitir que os jovens de 17 anos conduzam camiões, considerando, num comunicado, que terá graves consequências negativas.
A ETSC lembra que atualmente a idade mínima para obter uma licença de condução de camiões é de 21 anos, embora haja Estados-Membros que a permitam aos 18 anos, sob determinadas condições.

-
Paíshá 1 semana
PSP realiza 686 detenções e apreende 98 armas em operação nacional
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Pares da Academia Gindança sagram-se vice-campeões nacionais
-
Desportohá 3 dias
Famalicense Arcélio Couto inicia nova aventura nos Emirados Árabes Unidos
-
Paíshá 1 dia
Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira