Siga-nos nas redes

País

Guerra: 50 portugueses retidos na Ucrânia regressam hoje a Portugal

Publicado

em

O voo de apoio ao regresso de uma parte dos cerca de 50 portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia pela Moldova e Roménia será realizado na segunda-feira, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

“Será realizado amanhã, segunda-feira 28 de fevereiro, um voo de apoio ao regresso de cidadãos portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia nos últimos dias, sob organização da Embaixada em Kiev e alguns também por meios próprios, e que se encontram na Roménia”, indica o ministério em comunicado.

Segundo o MNE, o voo partirá de Lisboa com destino à Roménia, onde está um grupo de cerca de 50 pessoas, e regressará a Lisboa no mesmo dia com parte deste grupo.

“Outros elementos viajarão para Portugal pelos seus próprios meios e ficarão no terreno elementos da embaixada de Portugal na Ucrânia”, acrescenta o ministério liderado por Augusto Santos Silva.

De acordo com o comunicado, a hora do voo, que será operado pela TAP, “será divulgada oportunamente, aguardando-se o término de preparativos operacionais”.

O ministério recorda que “os cidadãos que saiam da Ucrânia e que desejem vir para Portugal devem contactar as embaixadas de Portugal dos países de trânsito, para atualizar a informação relativa à sua localização e para que possa ser-lhes prestado o apoio de que necessitem.

O Portal das Comunidades e a página da embaixada de Portugal em Kiev são regularmente atualizados com informação relevante, acrescenta o gabinete.

No sábado, em declarações à Lusa, Augusto Santos Silva disse que cerca de 50 portugueses tinham saído da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kiev e que seriam repatriados nas próximas horas.

“Esta meia centena de pessoas, exatamente são 48, já saíram, já estão fora do território ucraniano e concentrar-se-ão na Roménia”, disse o ministro à Lusa no sábado, precisando que 35 já estavam em território romeno e 13 na Moldova, dado que foram organizadas duas viagens separadas.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 47 minutos

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira com aumento das “mínimas”

Depois de alguns dias mais secos, a chuva deve regressar a Famalicão esta quinta-feira, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Veículo em contramão na Avenida Marechal Humberto Delgado causou momentos de perigo

Uma infração de trânsito perigosa foi registada, recentemente, numa das vias principais que atravessam a cidade de Famalicão. Tudo aconteceu...

Paíshá 3 horas

Processo para beatificação de jovem portuguesa Maria Vieira já foi entregue no Vaticano

O processo diocesano com vista à beatificação da jovem terceirense Maria Vieira, que faleceu em 05 de junho de 1940,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão espera um Carnaval com “máximas” de 19 graus e céus limpos

Com a aproximação das celebrações do Carnaval, que decorrem sobretudo entre esta segunda e terça-feira, com muita animação e desfiles...

Bragahá 4 horas

Braga: Criança de 4 anos alvo de alegados insultos racistas e agressões em centro escolar

Funcionárias do Centro Escolar de Ferreiros (CEF), no concelho de Amares, distrito de Braga, relataram hoje em tribunal os maus-tratos...

Regiãohá 5 horas

Vila do Conde: Homem de 20 anos detido em Vairão com mais de 700 doses de droga

Um homem de 20 anos foi detido e constituído arguido, no domingo, após ter sido apanhado na posse de mais...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Escalões infantis da PatinAVE sobem ao pódio em fim de semana de competição

Os atletas dos escalões mais jovens da Academia de Patinagem do Ave estiverem em mais uma competição, no último fim...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Motociclista gravemente ferido após colisão com carro em Outiz

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e uma...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Sindicato realiza ação de protesto em frente à ACT esta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) leva a cabo, esta quinta-feira às 15:00, uma...

Paíshá 8 horas

Cocaína responsável pelo crescente número de mortes por overdose

As mortes por overdose aumentaram 16% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando 80, revela hoje um relatório, que...

Arquivo

Mais Vistos