Siga-nos nas redes

País

Chega pede despesas de telefone e internet pagas aos funcionários em teletrabalho

Publicado

em

O Chega entregou no parlamento um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê “o exemplo” e pague as despesas de telefone e ‘internet’ aos trabalhadores do Estado que estão em teletrabalho.

Num projeto de resolução que foi hoje entregue na Assembleia da República, e ao qual a agência Lusa teve acesso, o Chega recomenda ao Governo que “efetue o pagamento das despesas de telefone e ‘internet’ dos trabalhadores do Estado, quando em teletrabalho, sendo processado o mesmo com efeitos retroativos ao ano de 2020”.

Na exposição de motivos da iniciativa (que não tem força de lei), o deputado único do Chega salienta que “o Governo esclareceu, recentemente, que as empresas têm de suportar os custos de telefone e ‘internet’ dos seus trabalhadores quando estes estejam em teletrabalho”.

“Ora, tendo o Estado tornado obrigatório o teletrabalho desde 2020 [devido à pandemia de covid-19], não tem suportado tais encargos, que assim têm onerado gravosamente os seus próprios trabalhadores, claramente não tendo aplicado a estes o que impõe às empresas privadas”, critica André Ventura.

O deputado acusa o Governo de “fazer de conta que ainda não se apercebe desta dura e triste realidade: que são afinal os seus trabalhadores que custeiam os instrumentos de trabalho em benefício do Estado”.

“Por maioria de razão, o Estado enquanto empregador deve dar o exemplo e, consequentemente, com caráter urgente, reconhecer o direito ao pagamento de tais encargos em relação aos seus próprios trabalhadores, devendo ser processado o mesmo com efeitos retroativos ao ano de 2020”, pede André Ventura, defendendo ser “de inteira justiça e de absoluta coerência exigir do Estado o mesmo que este exige aos empregadores privados”.

Para o Chega, não existem “motivos para que os trabalhadores do setor público não recebam pelas despesas que têm vindo a efetuar ao serviço do Estado quando, claramente, é este que deve fornecer aos seus trabalhadores, enquanto entidade patronal, os equipamentos/instrumentos de trabalho indispensáveis à atividade profissional que exercem”.

O também líder demissionário do Chega nota também que “diversas estruturas representativas de profissionais do setor público têm insistentemente dado conta deste problema como, por exemplo, os professores e os profissionais da Inspeção Tributária, entre outros, sem que o Governo se tenha pronunciado sobre o mesmo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 32 minutos

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 1 hora

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Famalicãohá 1 hora

Portugal entra no horário de verão na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os seus relógios na próxima madrugada para...

Paíshá 14 horas

Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23%...

Paíshá 14 horas

Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi agredida e ameaçada com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 15 horas

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Espera “máximas” de 22 graus e céus limpos este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 19 horas

Iniciativa “Famalicão Bricks Lab” assinalou o Dia da Juventude no concelho

O Dia Nacional da Juventude, celebrado esta sexta-feira (28 de março) foi assinalado em Famalicão com a iniciativa “Famalicão Bricks...

Desportohá 19 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam quatro jogos este fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão preparam-se para uma série de quatro jogos a disputar este fim de semana, três...

Arquivo

Mais Vistos