Siga-nos nas redes

País

Áreas mais rurais continuam com o pior acesso à internet móvel de Portugal

Publicado

em

O desempenho da Internet móvel é pior nas áreas predominantemente rurais de Portugal continental, de acordo com os estudos de avaliação do desempenho de serviços móveis da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) em cinco regiões.

Com o recurso ao teletrabalho e o ensino à distância, na sequência do estado de emergência devido à pandemia da covid-19, o tema do acesso à Internet tem estado na ordem do dia, com várias queixas sobre as dificuldades de algumas regiões do país em aceder ao ‘online’.

A Anacom realizou cinco estudos de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados (Internet) e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal no Alentejo, Algarve, Área Metropolitana de Lisboa (AML), Centro e Norte.

Globalmente, as zonas predominantemente rurais são as que têm pior desempenho no acesso à Internet móvel, face às urbanas.

No Alentejo, os serviços de voz e de transferência de ficheiros “registam bons desempenhos globais, sendo mais visíveis diferenças entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas ao nível da velocidade de transferência de dados, tanto no ‘download’ como no ‘upload’”, lê-se no estudo.

No indicador velocidade de transferência de dados, “os melhores desempenhos são observados nas áreas predominantemente urbanas”, conclui o estudo realizado entre 07 e 28 de maio de 2019, tendo sido percorridos 3.539 quilómetros, dos quais 342 em testes.

Nas áreas predominantemente urbanas do Alentejo “observam-se os melhores desempenhos, com rácios médios de sucesso no estabelecimento e manutenção de sessões de dados de 97,7%, na transferência da página ‘web’ de referência, e de 93,8% na transferência da página ‘web’ pública, com diferenças estatisticamente significativas face às restantes tipologias urbanas”.

Ou seja, o desempenho é melhor do que nas zonas rurais ou medianamente urbanas.

Também no Algarve, cujo trabalho de campo decorreu entre 20 e 29 de outubro, em que foram percorridos 273 quilómetros em testes, navegar na Internet em zonas rurais pode ser difícil, e em determinadas áreas medianamente urbanas também se detetam dificuldades.

Os serviços de navegação na Internet e Youtube ‘video streaming’ e também a latência de transmissão de dados no Algarve “apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas”, refere o estudo, acrescentando que, “de uma forma geral, registam-se piores desempenhos nas áreas medianamente urbanas e predominantemente rurais”.

Aponta ainda que nas áreas predominantemente rurais e medianamente urbanas do Algarve “registam-se os piores desempenhos” do indicador de duração de transferência de página ‘web’, “sem diferenças estatisticamente significativas entre si, mas com diferenças estatisticamente significativas” face às predominantemente urbanas.

Também no Centro, os serviços de navegação na Internet móvel registam “piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais”.

No que toca à transferência de ficheiros, “regista-se bom desempenho global, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas”.

A capacidade de estabelecer e de reter sessões de transferência de ficheiros e velocidade de transferência de dados (‘download’ e ‘upload’) “apresentam uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais”, salienta o estudo.

Nos serviços de navegação na Internet e YouTube ‘vídeo streaming’, “e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas”.

Mais uma vez, de “uma forma geral, registam-se piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais”, conclui o estudo, que decorreu entre 04 e 18 de dezembro último, tendo sido percorridos 344 quilómetros em testes.

No Norte, no que respeita à transferência de ficheiros, “nas áreas predominantemente rurais observa-se uma degradação acentuada” no indicador rácio de terminação de sessões de dados. Também aqui, na velocidade de transferência de dados, os melhores desempenhos são nas áreas predominantemente urbanas.

Em termos de estabelecimento e retenção de sessões de dados, nas áreas mais rurais os níveis do indicador “não ultrapassam 80,3%”, contra rácios superiores a 99,4% nas predominantemente urbanas, lê-se no estudo, que decorreu entre 03 e 13 de fevereiro de 2020, tendo sido percorridos 3.255 quilómetros, dos quais 303 em testes.

Por sua vez, a AML apresenta “bons ritmos médios de transferência de dados”, um serviço de navegação da Internet com “razoáveis durações médias de transferências de páginas ‘web'”, conclui o estudo sobre a região, realizado entre 25 de maio e 05 de junho do ano passado, tendo sido percorridos 285 quilómetros em testes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 13 horas

Jogador de hóquei de 25 anos foi a vítima do capotamento e incêndio que cortou a A4 na última sexta-feira

O Marco de Canaveses encontra-se de luto na sequência do falecimento de José Pedro Rodrigues, o jovem de 25 anos...

Paíshá 13 horas

PSP: Suspeito furta em perfumaria e agride vigilante para tentar fugir na rua de Santa Catarina no Porto

A PSP do Porto informou hoje que deteve no sábado um homem de 42 anos suspeito de “crime de violência,...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão denuncia “comentários despropositados” de árbitra ao Conselho de Arbitragem da FPF

O FC Famalicão divulgou uma “nota de repúdio” na sequência de alegados “comentários despropositados” por parte da árbitra principal do...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Bloco de Esquerda denuncia alegadas descargas poluentes no rio Ave e pede “punição exemplar”

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) denunciou hoje alegadas descargas poluentes no rio Ave, na freguesia de Pedome,...

Economiahá 16 horas

Auchan de Guimarães promove campanha de recolha de sangue a 13 de fevereiro

A Auchan de Guimarães, em colaboração com a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), vai realizar uma campanha...

Regiãohá 16 horas

Loja de produtos para desporto assaltada em plena luz do dia em Santo Tirso. Fuga dos criminosos registada em vídeo

Uma loja de venda de material desportivo, localizada no Largo Coronel Baptista Coelho, em Santo Tirso, foi assaltada esta terça-feira,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em viatura de transporte de mercadorias na A3

Um incêndio deflagrou num viatura ligeira de mercadorias que circulava na A3, em Famalicão, na tarde desta terça-feira. De acordo...

Barceloshá 17 horas

Barcelos: Cavalo que caiu ao rio Cávado resgatado pelos bombeiros

Um cavalo que havia fugido de um centro hípico, na freguesia de Areias de Vilar, em Barcelos, foi resgatado pelos...

Paíshá 18 horas

Elementos da Orquestra do Norte com salários em atraso apelam ao Governo por uma solução

A Comissão de Trabalhadores da Orquestra do Norte denunciou hoje a falta de pagamento dos subsídios de férias e Natal...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Pedome convida para a 3.ª edição da sua Feira das Sopas a 15 de fevereiro

O Pavilhão Gimnodesportivo da Escola de Pedome recebe, no dia 15 de fevereiro (sábado), a 3.ª edição da sua Feira...

Arquivo

Mais Vistos