Siga-nos nas redes

País

Preço dos alimentos e bebidas disparou até 12,5% em dois anos

Publicado

em

O preço dos produtos alimentares e das bebidas não alcoólicas aumentou entre 0,9% e 12,5% nos últimos dois anos, segundo uma análise aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), e as perspetivas, refere Vítor Machado, da Deco, são de novas subidas.

No cabaz do INE, o preço dos óleos e gorduras registou um aumento de 12,5% entre janeiro de 2020 (antes de a economia ter sido abalada pela pandemia) e janeiro de 2022, sendo estes os produtos da classe dos bens alimentares e das bebidas não alcoólicas a registarem a maior variação, naquele período.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O aumento dos preços é transversal a todo este cabaz, com os dados do INE a mostrarem que, naquele período de dois anos, subiram 9,9% as frutas, enquanto o preço do pão e cereais se agravou 5,4% e o da carne e dos produtos hortícolas avançou mais de 4%.

Também produtos como café, chá e cacau registaram uma variação de 4%, enquanto o preço dos ovos, leite e queijo aumentou 2,6%. No peixe a subida foi de 3,5%.

A realidade estatística medida pelo INE é sentida pelos consumidores no seu dia a dia e Vítor Machado, diretor da Área de Produtos e Serviços da Deco Proteste, acredita que os efeitos da subida de preços se vão agravar nos próximos tempos devido ao atual contexto de seca e ao agravamento do conflito no Leste da Europa.

Impactados pela escalada dos preços dos combustíveis, “os bens alimentares também começaram a sofrer sinais de uma pressão inflacionista”, afirma Vítor Machado, destacando em particular os produtos hortícolas, a fruta, a carne e o pão, onde se regista “uma inflação que começa a ser preocupante”.

A par dos combustíveis, aponta o diretor da Área de Produtos e Serviços da Deco Proteste, os preços estão a ser influenciados pelas perturbações da cadeia logística de abastecimento, sendo que “a seca vai ainda agravar mais esta situação”, tal como a perturbação na Ucrânia, um grande produtor de cereais.

Na classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, apenas as águas minerais, refrigerantes e sumos de frutas e os produtos hortícolas viram os preços aumentar menos de 1% (subiram 0,9%) no período considerado.

Depois de um primeiro ano de pandemia em que os preços se foram mantendo estáveis, devido essencialmente à diminuição procura, 2021 traria um ponto de viragem no rumo da inflação, sendo que a pressão altista dos preços, observa Vítor Machado, se começou a sentir sobretudo a partir do segundo semestre do ano passado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Sociedadehá 12 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” adiado para o domingo de 17 de dezembro devido às previsões de mau tempo

Foi adiado para o dia 17 de dezembro (domingo) o “Co-Drive Solidário”, um evento que junta um coletivo de pilotos...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Presidente da Câmara Municipal lança primeira pedra para o novo Espaço Multiusos de Arnoso

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala neste domingo, dia 10 de dezembro, às 11h15,...

Paíshá 13 horas

Faleceu apresentador Nuno Graciano aos 54 anos

Faleceu esta quinta-feira, após três dias de internamento com prognóstico reservado o apresentador Nuno Graciano de 54 anos, devido a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Vale S. Martinho

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na Avenida...

Famalicãohá 14 horas

Auchan reinaugura loja de Guimarães com animação e outras iniciativas 

A Auchan Retail Portugal assinala esta sexta-feira, dia 08 de dezembro, a reinauguração da sua loja de Guimarães, num dia...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se esta sexta-feira

Famalicão espera mais um dia de chuva para o feriado desta sexta-feira 08 de dezembro, embora sem a intensidade do...

Famalicãohá 15 horas

20 Capsulões serão colocados por todo o concelho para recolha de cápsulas do café

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinou esta quinta feira um protocolo de cooperação com a Associação Industrial...

Famalicãohá 16 horas

GD Natação Famalicão realiza Festival de Natal dedicado às crianças a 16 de dezembro

O GD Natação de Famalicão realiza, no dia 16 de dezembro (sábado) o seu Festival de Natal, um evento dedicado...

Famalicãohá 16 horas

O meu Natal… (III)

A Fama Rádio e Televisão foi ouvir os grandes protagonistas do Natal: As crianças. Com uma pergunta muito simples, “o...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Didáxis de luto após falecimento do professor Rui Manuel Barroso

A comunidade escolar da Didáxis, localizada em Riba de Ave no concelho de Famalicão está de luto com a morte...

Arquivo

Mais Vistos