Site icon Fama Rádio e Televisão

Portugal suspende vistos ‘gold’ a cidadãos russos

Transparência Internacional Portugal congratula-se pela decisão anunciada este sábado, pelo senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, de suspender a atribuição de vistos ‘gold’ a cidadãos russos”, afirma a organização, em comunicado.

Em declarações hoje à CNN Portugal, Augusto Santos Silva afirmou que “o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras [SEF] já suspendeu a apreciação de qualquer dossiê de candidatura para autorizações de residência para investimento, vulgo vistos ‘gold’, de cidadãos russos”.

A presidente da TI Portugal, Susana Coroado, disse esperar que a suspensão “abranja igualmente os processos de pedido de residência permanente e cidadania a indivíduos detentores de vistos ‘gold’”, considerando que esta situação não ficou clara.

A associação realça que “há vários anos” que chama a atenção “para os riscos” do programa de Autorizações de Residência para Atividade de Investimento e espera que “este seja o primeiro passo para uma reflexão séria sobre os vistos ‘gold’ e novas medidas sejam aplicadas de modo mais abrangente”.

O investimento oriundo da Rússia captado pelo programa vistos ‘gold’ totaliza mais de 277,8 milhões de euros em nove anos e o da Ucrânia soma 32,5 milhões de euros, segundo dados do SEF avançados pela Lusa na sexta-feira.

No total, desde que o programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) foi lançado, foram concedidos 431 vistos ‘gold’ a cidadãos russos, o que corresponde a um investimento de 277.811.929,38 euros, de acordo com o SEF.

Já este ano, foram atribuídos sete vistos ‘dourados’ a cidadãos russos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version