Site icon Fama Rádio e Televisão

Só 55% responderam aos SMS convocatórios para vacinação

Apenas 55% das pessoas convocadas por SMS para a vacinação contra a Covid-19 responderam à mensagem. Os dados são avançados pelo jornal Público, esta manhã, dando ainda conta que, no total, foram enviadas 30.500 SMS a pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 com pelo menos uma das quatro doenças classificadas de risco.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) adiantaram ainda que do total de mensagens respondidas “16.393 pessoas responderam sim à vacinação e 406 disseram não”, ou seja, apenas 2,47% das pessoas recusaram a inoculação.

Dada a apouca responsividade, o Ministério da Saúde já esclareceu que “nas situações em que se verifique uma ausência de resposta à SMS, os centros de saúde podem sempre convocar os utentes para vacinação através de chamada telefónica e, em último recurso, enviar carta”.

Relativamente às SMS, a SPMS explica que o processo é simples e a própria mensagem que chega aos utentes explica como devem responder. “O SMS é enviado do número de 2424, para o utente elegível para vacinação na fase 1, com o local, a data e a hora. Este SMS carece de uma resposta através do formato: SNS.NUMERO UTENTE.SIM ou NAO. Quando o utente responde sim ou não, fica registada essa confirmação.”

Um dos motivos para a baixa eficácia deste meio de contacto prende-se com o facto de muitos contactos estarem desatualizados. Desta forma, solicita-se que, sempre que possível, cada utente atualize os seus contactos em  covid-19.min-saude.pt

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version