Siga-nos nas redes

País

É oficial: Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 16 de março

Publicado

em

O parlamento autorizou hoje a renovação do estado de emergência até 16 de março para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor. O BE voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.

A votação de hoje foi idêntica à que se verificou nas três anteriores renovações do estado de emergência, aprovadas no parlamento e decretadas pelo Presidente da República em 13 e 28 de janeiro e em 11 de fevereiro.

No texto introdutório do diploma enviado para o parlamento, o Presidente da República – que falará hoje ao país às 20:00 – defende que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que se impõe manter o estado de emergência para “permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia” de covid-19, mas pede ao executivo que “aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio” às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido.

Este foi o 12.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submeteu para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

No projeto de decreto hoje aprovado, com conteúdo idêntico ao atualmente em vigor, especifica-se agora que a eventual definição de limites ao ruído compete ao Governo através de decreto-lei.

No capítulo das restrições ao ensino presencial, reitera-se que “deverá ser definido um plano faseado de reabertura com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde pública”.

O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 01 de março. A renovação hoje autorizada terá efeitos no período entre 02 e 16 de março.

Nos termos da Constituição, cabe ao Presidente da República decretar o estado de emergência, por um período máximo de quinze dias, sem prejuízo de eventuais renovações, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização do parlamento.

Ao abrigo do estado de emergência, o Governo impôs um dever geral de recolhimento domiciliário e a suspensão de um conjunto de atividades, desde 15 de janeiro.

A partir de 22 de janeiro, os estabelecimentos de ensino foram encerrados, primeiro com uma interrupção letiva por duas semanas, e depois com aulas em regime à distância.

Em Portugal, morreram 16.185 pessoas dos 801.746 casos de infeção confirmados com o novo coronavírus, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 57 minutos

Oliveira Santa Maria assinala Dia da Freguesia com bênção da nova Casa Mortuária

No passado domingo, foi dia de festa em Oliveira Santa Maria, em Famalicão, que celebrou o Dia da Freguesia. Para...

Famalicãohá 58 minutos

Famalicão: Depósito de lixo fora dos contentores em Pedome. Junta procura responsáveis

A Junta de Freguesia de Pedome alertou, esta segunda-feira, para depósitos de lixo na via pública, nas imediações dos locais...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Queda de máquina condiciona trânsito na EN14 em Calendário

A queda de uma máquina de terraplanagem do camião que a transportava deixou condicionado o trânsito na Estrada Nacional 14,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Obras de pavimentação da Avenida Eng.º Pinheiro Braga iniciam-se esta segunda-feira

O Município de Famalicão anunciou o início da fase final das obras de pavimentação da Avenida Eng.º Pinheiro Braga, que...

Desportohá 2 horas

Famalicão: José Santos sagra-se vice-campeão nacional no Campeonato Nacional Amador de Xadrez

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis marcou presença no Campeonato Nacional Amador nas vertentes Rápidas e Semirrápidas que...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Suspeito de apalpar jovens foi detido novamente à porta de escola a importunar alunas

Voltou a ser detido e encontra-se em prisão preventiva o homem de 42 anos que, na última semana, dirigiu piropos...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Sol e temperaturas amenas esperadas esta semana

Famalicão espera, esta segunda-feira, o início de uma semana de sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 20 horas

39ª Edição da Feira de Artesanato de Famalicão superou as melhores expectativas

A Feira de Artesanato foi mais um sucesso, em 10 dias milhares de pessoas visitaram o certame.O balanço foi feito...

Desportohá 22 horas

Jorge Malheiro, atleta de Famalicão, atingiu recentemente um marco importante na sua carreira desportiva: a conquista de 150 pódios

Jorge Malheiro, atleta de Famalicão, atingiu recentemente um marco importante na sua carreira desportiva: a conquista de 150 pódios. Este...

Desportohá 1 dia

AD Oliveirense vence e AD Ninense perde na terceira jornada do Pró Nacional da AF de Braga

Na terceira jornada do Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, a AD Ninense deslocou-se ao terreno do S....

Arquivo

Mais Vistos