Siga-nos nas redes

País

Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos

Publicado

em

O executivo do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, avançar com o serviço de guarda-noturno em 13 zonas da cidade e, posteriormente, com a aquisição do fardamento para aliviar os encargos destes profissionais.

O serviço vai ser distribuído por 13 áreas nas freguesias de Ramalde, Lordelo do Ouro e Massarelos e Foz do Douro, por solicitação das respetivas juntas, após requerimentos apresentados por moradores e associações.

Numa apresentação ao executivo, o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, afirmou que o propósito da atividade é “exclusivamente preventivo” e o de “proteger as propriedades dos moradores da sua área com os quais existe uma relação contratual”.

“Está vedada aos guardas-noturnos as competências exclusivas das forças de segurança”, assegurou, destacando que lhes caberá colaborar com as respetivas entidades.

O serviço irá funcionar entre as 22h00 e 07h00 em 13 zonas da cidade e os guardas-noturnos podem ter armas de classe E.

Lamentando não ter conseguido que os municípios garantissem os vencimentos dos guardas-noturnos, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou, no entanto, que será possível pagar, através da Polícia Municipal, o fardamento destes profissionais.

Segundo Leitão da Silva, o fardamento “pode custar cerca de 1.000 euros e é uma despesa assumida pelo próprio guarda”.

“Seria muito importante que essa possibilidade fosse dada e podia ser acautelado pelo orçamento da Policia Municipal”, acrescentou.

O comandante da Polícia Municipal disse ainda esperar que o serviço “seja atrativo”, ao contrário do que aconteceu em maio de 2021, em que sete pessoas se candidataram, mas “depois ficaram apenas duas e foi emitida uma licença devido a doença prolongada do outro candidato”.

Pelo PSD, a vereadora Mariana Ferreira Macedo saudou a iniciativa e disse acompanhar a intenção de compra do fardamento, que considerou “uma mais-valia para a atratividade” do serviço.

“Este passo é de extrema importância”, referiu.

Já a vereadora Ilda Figueiredo, da CDU, saudou a interação que irá existir entre os guardas-noturnos e a Polícia Municipal, e o vereador Sérgio Aires, do BE, a “recriação desta figura” que permite “prevenir tentações securitárias de outra natureza”.

Sérgio Aires alertou ainda para a necessidade de se criar um regulamento municipal sobre este serviço.

Concordando com a necessidade de regulamentação, a socialista Rosário Gambôa disse esperar que a criação do serviço nas três freguesias resulte no reaparecimento dos guardas-noturnos na cidade e saudou a “metodologia muito colaborativa” que irá existir.

A constituição das 13 áreas teve por base um grupo de trabalho, do qual fizeram parte a Polícia Municipal do Porto, os presidentes das juntas e as respetivas associações de moradores.

Na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foram constituídas sete áreas de atuação, que abrangem, entre outras, ruas nas zonas de Bessa Leite, Boavista, Agramonte, Campo Alegre e Marechal Gomes da Costa.

Já na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foram constituídas duas áreas de atuação, que contemplam artérias como a Rua do Molhe e Avenida do Brasil.

A freguesia de Ramalde contempla quatro áreas de atuação, que abrangem zonas como a Boavista, Pinheiro Manso, Campinas e Requesende.

A definição destas contou com o parecer positivo do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

GNR: homem de 23 anos detido ao volante de veículo furtado na Maia

Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido na quarta-feira, em Matosinhos, por conduzir sem...

Paíshá 10 horas

Santuário de Fátima homenageia aquele que “abriu as portas da Igreja a todas as pessoas”

No Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco, que hoje morreu, esteve por duas vezes, vários peregrinos elogiaram o líder...

Paíshá 11 horas

Norte: Homem suspeito de crimes violentos detido com “amigo” na posse de arma “modificada”

Um homem de 32 anos foi detido na quarta-feira pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Vila Nova de...

Guimarãeshá 12 horas

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 14 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 14 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 15 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 16 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 17 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Arquivo

Mais Vistos