Siga-nos nas redes

País

Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos

Publicado

em

O executivo do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, avançar com o serviço de guarda-noturno em 13 zonas da cidade e, posteriormente, com a aquisição do fardamento para aliviar os encargos destes profissionais.

O serviço vai ser distribuído por 13 áreas nas freguesias de Ramalde, Lordelo do Ouro e Massarelos e Foz do Douro, por solicitação das respetivas juntas, após requerimentos apresentados por moradores e associações.

Numa apresentação ao executivo, o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, afirmou que o propósito da atividade é “exclusivamente preventivo” e o de “proteger as propriedades dos moradores da sua área com os quais existe uma relação contratual”.

“Está vedada aos guardas-noturnos as competências exclusivas das forças de segurança”, assegurou, destacando que lhes caberá colaborar com as respetivas entidades.

O serviço irá funcionar entre as 22h00 e 07h00 em 13 zonas da cidade e os guardas-noturnos podem ter armas de classe E.

Lamentando não ter conseguido que os municípios garantissem os vencimentos dos guardas-noturnos, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou, no entanto, que será possível pagar, através da Polícia Municipal, o fardamento destes profissionais.

Segundo Leitão da Silva, o fardamento “pode custar cerca de 1.000 euros e é uma despesa assumida pelo próprio guarda”.

“Seria muito importante que essa possibilidade fosse dada e podia ser acautelado pelo orçamento da Policia Municipal”, acrescentou.

O comandante da Polícia Municipal disse ainda esperar que o serviço “seja atrativo”, ao contrário do que aconteceu em maio de 2021, em que sete pessoas se candidataram, mas “depois ficaram apenas duas e foi emitida uma licença devido a doença prolongada do outro candidato”.

Pelo PSD, a vereadora Mariana Ferreira Macedo saudou a iniciativa e disse acompanhar a intenção de compra do fardamento, que considerou “uma mais-valia para a atratividade” do serviço.

“Este passo é de extrema importância”, referiu.

Já a vereadora Ilda Figueiredo, da CDU, saudou a interação que irá existir entre os guardas-noturnos e a Polícia Municipal, e o vereador Sérgio Aires, do BE, a “recriação desta figura” que permite “prevenir tentações securitárias de outra natureza”.

Sérgio Aires alertou ainda para a necessidade de se criar um regulamento municipal sobre este serviço.

Concordando com a necessidade de regulamentação, a socialista Rosário Gambôa disse esperar que a criação do serviço nas três freguesias resulte no reaparecimento dos guardas-noturnos na cidade e saudou a “metodologia muito colaborativa” que irá existir.

A constituição das 13 áreas teve por base um grupo de trabalho, do qual fizeram parte a Polícia Municipal do Porto, os presidentes das juntas e as respetivas associações de moradores.

Na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foram constituídas sete áreas de atuação, que abrangem, entre outras, ruas nas zonas de Bessa Leite, Boavista, Agramonte, Campo Alegre e Marechal Gomes da Costa.

Já na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde foram constituídas duas áreas de atuação, que contemplam artérias como a Rua do Molhe e Avenida do Brasil.

A freguesia de Ramalde contempla quatro áreas de atuação, que abrangem zonas como a Boavista, Pinheiro Manso, Campinas e Requesende.

A definição destas contou com o parecer positivo do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 21 minutos

Famalicão espera dia de céus nublados mas sem chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de céus nublados, embora sem chuva, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 57 minutos

Famalicão garante transporte de autocarro para os foliões do concelho em mais uma noite de Carnaval

Famalicão encontra-se em contagem decrescente para a noite mais animada do ano, o Carnaval, que se inicia na noite da...

Regiãohá 2 horas

Feira Anual da Trofa promete música, espetáculos equestres e muito mais este fim de semana

Abre esta sexta-feira mais uma edição da Feira Anual da Trofa, que promete um cartaz repleto de atrações para todo...

Bragahá 2 horas

Universidade do Minho reforça investigação aeroespacial com criação de programa de lançadores suborbitais

A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100...

Paíshá 3 horas

Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos

O executivo do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, avançar com o serviço de guarda-noturno em 13 zonas da cidade...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” a partir das 18:00. Vem aí chuva forte

O concelho de Famalicão estará, esta segunda-feira, sob um “aviso amarelo” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, indicando...

Desportohá 4 horas

Famalicão tem a sua melhor defesa desde 1992/93: 5 jogos sem sofrer derrotas ou golos

O FC Famalicão somou, este domingo, o 5.º jogo consecutivo sem derrotas e sem sofrer quaisquer golos, igualando o seu...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Treinador, equipa técnica e diretor desportivo do GD Joane abandonam o clube

O Grupo Desportivo de Joane anunciou, esta segunda-feira, o afastamento do diretor desportivo Vítor Meira, que cessa assim as suas...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Jogo de futsal entre Covense e Castelões terminou com violência e insultos

Terminou num cenário de violência e insultos, o jogo de futsal a contar para a Taça MKA, que opôs o...

Paíshá 8 horas

Herói em Portugal e França: Lino Loureiro de Ermesinde morreu enquanto tentava parar terrorista

Lino de Sousa Loureiro é nome do homem que morreu esfaqueado em França, este sábado, quando tentava impedir um homem...

Arquivo

Mais Vistos