Siga-nos nas redes

País

Pais acusam educadora de infância de obrigar crianças a comer comida com vómito, em Aveiro

Publicado

em

Alegando maus tratos, os pais de quatro crianças que frequentavam a creche do Centro Social de Esgueira, em Aveiro, apresentaram uma queixa no Ministério Público (MP) contra uma educadora de infância que trabalhava na instituição.

Os pais alegam que a educadora agredia com palmadas no rabo as crianças que estavam a seu cargo, com idades entre um e três anos, e obrigava-as a comer comida com vómito.

Os factos em causa remontam ao período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, quando a educadora foi suspensa de funções, mas os pais só tiveram conhecimento dos factos em dezembro, quando, após muita insistência, receberam a nota de culpa.

Os pais queixam-se também da falta de respostas da Instituição Particular de Solidariedade Social que gere a creche aos sucessivos pedidos de esclarecimentos, sobre o que motivou a suspensão da educadora.

Na denúncia, agora enviada ao MP, os pais dizem que a educadora “obrigava as crianças com menos de um ano a ingerir alimentos sólidos”, tendo, numa das vezes, metido um pedaço de pera na boca de uma menina que se engasgou e deixou de respirar.

A criança terá começado a ficar branca, denotando falta de oxigénio, tendo sido socorrida por uma ajudante de ação educativa, que a deitou na posição lateral de segurança, tendo a menina acabado por expelir o pedaço de pera.

Os pais referem ainda que quando as crianças vomitavam para o prato da comida, a educadora “obrigava-as a comer a comida e o vomitado” e chegou a “amarrar uma criança à cadeira de refeição, com panos ou lençóis, enquanto esta tomava as refeições, com o intuito de a manter quieta”.

Um outro caso relatado envolveu um menino de dois anos, que se queixava de dores de barriga, mas a educadora terá desvalorizado a situação, dizendo que “aquilo era fita” e que deveriam ser “gases”.

O menino acabaria por ser conduzido ao Hospital de Aveiro, após a ajudante de ação educativa ter contactado o Instituto Nacional de Emergência Médica, tendo-lhe sido diagnosticada uma gastroenterite e desidratação.

Na denúncia lê-se ainda que a educadora “não permitia que as ajudantes de ação educativa dessem colo às crianças” e quando estas choravam, “punha música do rádio muito alto, e, por sua vez, ela própria cantava, ainda mais alto que o próprio rádio, tornando o ambiente na sala impróprio para o descanso e bem-estar das crianças”.

Os pais dizem que a educadora “pretendeu infligir, reiteradamente, maus tratos físicos e psíquicos, bem como castigos corporais e privações da liberdade aos menores, tratando-os cruelmente” e requerem que seja instaurado um processo-crime contra a mesma.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 10 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 11 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 13 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 15 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 15 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 16 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos