Economia
Mais de 11 mil notas de euro contrafeitas apreendidas pelas autoridades em 2024

Mais de 11 mil notas de euro contrafeitas foram apreendidas em Portugal em 2024, menos 34% do que em 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP), que considera as contrafações residuais face ao total de notas em circulação.
Segundo o banco central, as 11.039 notas apreendidas representam 2% do total apreendido nos países que partilham a moeda única europeia, pelo que afirma que “a quantidade de contrafações é residual quando comparada com os cerca de 30 mil milhões de notas de euro em circulação”.
Em 2023, tinham sido apreendidas 16.723 notas contrafeitas, observando-se, assim, uma redução de cerca de 34% no ano passado.
O BdP referiu, na informação publicada na sua página da internet, que para este decréscimo contribuíram significativamente as notas de 100 e 200 euros, que no ano anterior tinham registado um número anormalmente elevado de apreensões.
As notas mais apreendidas foram as de 20 e 10 euros, representando 64,1% do total das denominações contrafeitas apreendidas em 2024.
Segundo o BdP, a maior parte das contrafações apreendidas poderiam ser detetadas com base no método ‘Tocar – Observar – Inclinar’, sem recurso a outros equipamentos (como lupas ou máquinas), para verificar a existência dos elementos de uma nota autêntica (caso da textura e firmeza do papel de algodão, marca de água ou filete de segurança), acrescentando que as pessoas devem verificar as notas quando as recebem, uma vez que uma nota contrafeita não é reembolsada e a passagem de nota contrafeita constitui um crime.

-
Desportohá 1 semana
Veja os golos! SC Farense 2-1 FC Famalicão
-
Paíshá 6 dias
Norte: ASAE encerra três entrepostos ilegais e apreende 32 toneladas de produtos alimentares
-
Paíshá 5 dias
Norte: Fiscalização em feira termina com apreensão de mais de 780 artigos contrafeitos
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta madrugada. Previsão de chuva mantém-se até à tarde de sábado