Siga-nos nas redes

País

IPST apela à dádiva de sangue após sazonalidade dos vírus respiratórios

Publicado

em

O Instituto Português do Sangue da Transplantação (IPST) apelou, esta quarta-feira, para a dádiva de sangue depois da sazonalidade dos vírus respiratórios com impacto nas reservas de quatro grupos sanguíneos, que são atualmente insuficientes para dar resposta aos doentes.

“Nós pedimos, através das redes sociais, que todas as pessoas que sejam dos grupos A+, A-, O+ e O- venham dar sangue. Encontramo-nos naquela altura do ano em que temos maior carência de sangue e de componentes sanguíneos provocada pelas infeções respiratórias”, disse à Lusa a presidente do instituto, Maria Antónia Escoval.

De acordo com Maria Antónia Escoval, é uma “situação sazonal que acontece todos os anos” e que se verifica em todo o país.

No caso da região de Lisboa, a responsável indicou que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, a ULS São José, a ULS Amadora/Sintra estão “realmente com falta destes grupos sanguíneos”.

“São cerca de 1.100 unidades de sangue todos os dias a nível nacional que são necessárias. Há todos os dias doentes que precisam de sangue e de componentes sanguíneos. E, portanto, é muito importante que se contribua para a vida humana. Um dos motivos por que estamos com alguma carência é porque, desde o início de janeiro, houve um aumento substancial nos transplantes”, salientou.

A presidente do IPST indicou que, entre 01 de janeiro e até ao dia de hoje, foram realizados em Portugal 118 transplantes de fígado, de rim, de coração, de pulmão, de pâncreas, que “leva também a consumos em componentes sanguíneos”.

“Além destes doentes, a que temos que dar respostas, porque são vidas humanas, temos também todos os doentes oncológicos, os doentes hemato-oncológicos, que necessitam de terapêutica com sangue e componentes sanguíneos, os doentes com trauma, com acidentes e aqueles doentes que têm doenças de sangue e que precisam regularmente de transplantes de sangue”, referiu.

Maria Antónia Escoval disse ainda que a situação é muito semelhante à verificada no ano passado e em anos anteriores.

“Umas vezes, a situação ocorre mais a partir do dia 15 de janeiro e, outras vezes, durante o mês de fevereiro. Mas durante os meses de janeiro e fevereiro ocorre normalmente uma situação de carência. Nesta altura do ano e depois durante os meses de verão, quando os dadores regulares se ausentam para férias”, recordou.

A responsável acrescentou que todos interessados em dar sangue podem encontrar os locais de recolha em https://dador.pt/.

“Temos os nossos postos fixos dos centros de sangue e transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra a funcionar de segunda-feira a sábado, das 08:00 às 19:30. Todos os dias existem sessões novas de colheitas de sangue em parceria com empresas, com universidades e, ao fim de semana, com o contributo do movimento associativo”, sublinhou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Santo Tirso: Colisão entre duas viaturas provoca oito feridos

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras, ao final da manhã deste domingo, causou oito feridos ligeiros. O sinistro aconteceu na...

Mundohá 4 horas

Fiéis já podem visitar o túmulo do Papa Francisco

A Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, abriu ao público este domingo de manhã. Os fiéis podem, agora, visitar o...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Operário FC pode celebrar hoje subida de divisão

O Operário FC joga esta tarde a muito provável cartada final rumo à subida de divisão. A formação famalicense vai...

Regiãohá 5 horas

Viana do Castelo: Motociclista morre após colisão com trator

Um homem morreu este sábado na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN)...

Regiãohá 6 horas

Famalicão: Mercado do Livro termina hoje

Termina hoje, no centro da cidade de Famalicão, o Mercado do Livro que, desde a passada quarta-feira, tem trazido diversas iniciativas...

Desportohá 7 horas

Hóquei: Riba d´Ave luta hoje pela manutenção na primeira divisão

Na primeira divisão de Hóquei em Patins o campeonato está quase a terminar e, este domingo, disputam-se os últimos jogos...

Regiãohá 7 horas

Chuva está de regresso na quarta-feira depois de dias com quase 30 graus

Para este domingo, dia 27 de abril, para a região norte, está previsto mais um dia de céu limpo e...

Desportohá 1 dia

Futebol Clube de Famalicão pode fazer história na Liga Revelação

A equipa sub-23 do Futebol Clube de Famalicão disputa, na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, às 20h15, no Estádio...

Famalicãohá 1 dia

Avidos inaugura o tão aguardado Multiusos

A freguesia de Avidos inaugurou esta sexta feira dia 25 de Abril o seu tão aguardado multiusos. Com a casa...

Desportohá 1 dia

Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque em Vale São Martinho

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou no passado dia 25 de abril na prova organizada pelo Grupo Recreativo de...

Arquivo

Mais Vistos