Siga-nos nas redes

País

Apoios extraordinários para a cultura já podem ser requisitados a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Fonte do ministério da Cultura disse hoje que o formulário para requisição do apoio social extraordinário para os profissionais da Cultura, no valor único de 438,81 euros, estará disponível ‘online’ a partir de quinta-feira.

O apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, no valor único de 438,81 euros, referente a um Indexante dos Apoios Sociais (IAS), destina-se a trabalhadores independentes, que tenham um código de atividade económica (CAE) ou de IRS (CIRS) no setor.

Este apoio insere-se nas medidas de resposta à crise provocada pelas restrições decretadas no âmbito da pandemia da covid-19, anunciadas em 14 de janeiro, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De acordo com a regulamentação destas medidas, publicada na segunda-feira em Diário da República, o apoio social extraordinário será atribuído “por ordem de apresentação dos pedidos, através de uma única prestação a cada requerente elegível”.

O pedido deve ser feito “por via eletrónica, mediante o preenchimento e submissão ‘online’ do respetivo formulário, através do sítio na Internet www.culturaportugal.gov.pt”.

No dia em que o formulário estará disponível, os deputados da Assembleia da República discutem quatro projetos-lei, da autoria do Bloco de Esquerda (BE), do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), do PCP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, para o reforço ou a criação de novas medidas de apoio ao setor da Cultura.

Entre outros, o BE defende o “alargamento de atividades elegíveis para apoio social extraordinário da cultura”, propondo que “o valor mínimo do apoio corresponda a 1,5 IAS [Indexante dos Apoios Sociais]”.

Já o PCP quer ver o apoio extraordinário no valor de 1IAS a ser alargado a “trabalhadores inscritos com atividade principal ‘1519 – Outros prestadores de serviços’, desde que a prestação de serviço incida em atividades de natureza cultural”.

Além disso, o partido comunista também defende que o valor a atribuir passe a corresponder a 1,5 IAS e que tenha “periodicidade mensal enquanto se mantiverem em vigor as medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia”.

Desde que este apoio social foi anunciado, em 14 de janeiro, estruturas representativas dos trabalhadores consideraram que o valor é insuficiente e corre o risco de, mais uma vez, não chegar a todos os trabalhadores.

Na segunda-feira, a associação Plateia – Profissionais de Artes Cénicas mostrou-se “particularmente descontente com o que é apresentado relativamente ao apoio de 1IAS (438 euros) aos trabalhadores da cultura”.

Para a Plateia, “é inaceitável que se excluam deste apoio todas as pessoas que, à data de 01/01/2020, tinham um contrato de trabalho (ainda que de curta duração ou ‘part-time’)”.

“Uma vez mais o Governo demonstra não compreender como é o trabalho neste setor, onde se transita ou acumula trabalho com contrato ou através de recibo verde. Muitas vezes os contratos de curta duração não dão lugar a subsídio de desemprego, pelo que estas pessoas não têm acesso à proteção social, tal como quem apenas trabalha através do recibo verde”, alertou.

A juntar a isso, “uma vez mais, o governo não soube dar resposta aos trabalhadores da cultura que não estão inscritos com os CAE agora indicados – como é o caso de quem tem um CAE de ‘outros serviços’ – excluindo novamente estas pessoas”.

Aquela associação defendeu também que “é urgente que o governo esclareça se os membros dos órgãos estatutários serão também excluídos do apoio, o que seria trágico”.

Para a Plateia é “incompreensível que depois de ter sido anunciado que este apoio era acumulável com todos os outros [apoios sociais], se saiba agora que apenas será acumulável com o Apoio Extraordinário à Redução de Atividade”.

O atraso com que as medidas são concretizadas foi, mais uma vez, criticado pela Plateia, para quem “é lamentável que este apoio (bem como os restantes apoios sociais) apenas vá chegar aos bolsos de quem dele precisa em março, na melhor das hipóteses”. Havendo “muita gente sem rendimentos desde janeiro, ou até antes, esta demora é intolerável”.

A Plateia recorda que quando a ministra da Cultura anunciou este apoio social, em 14 de janeiro, “ainda não se previa a paragem do setor nos meses de fevereiro e março, como agora se verifica”.

“Tendo em conta a extensão do confinamento, não compreendemos porque é que não há, desde já, um compromisso para a repetição deste apoio, com referência aos meses de fevereiro e de março”, refere a associação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 8 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 12 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos