Site icon Fama Rádio e Televisão

78% das portuguesas são independentes financeiramente

Um total de 78% das portuguesas não precisam de ninguém para pagar as contas, indica um novo estudo da Mastercard, divulgado esta sexta-feira.

O trabalho “Mulheres e Finanças” tentou perceber a relação de diferentes gerações de mulheres com o dinheiro.

A grande maioria, quase oito em cada 10 portuguesas, considera-se financeiramente independente. Apenas 22% depende de outros, em termos monetários. Destas, 62% duvida que consiga inverter esta situação no futuro. Ainda assim, é uma percentagem que fica abaixo da média europeia (65%) e de países como a Espanha (66%), Alemanha (82%), França (77%) e Itália (75%).

As mulheres portuguesas justificam esta dependência com demasiadas despesas e baixos salários. Quase metade (49%) aponta o trabalho extra não remunerado: cuidar de crianças e idosos, serem mães a tempo inteiro (30%) ou dependerem financeiramente de alguém (13%).

Apesar disso, 78% das mulheres portuguesas sente-se financeiramente independente. As principais razões apontadas são o facto de terem os seus próprios rendimentos (87%), disporem de poupanças para fazer face a qualquer problema financeiro (25%) ou utilizarem ferramentas financeiras (10%)

A grande maioria (84%), admite que a independência financeira é um grande objetivo de vida (acima da média europeia de 70%) e sete em cada dez mulheres portuguesa garante que já é mais independente do que foram as mulheres da família de gerações anteriores. No entanto, 62% não acredita que consiga sustentar-se no futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version