Siga-nos nas redes

País

Investigadores da FMUP desenvolvem projeto que “liberta” doentes ligados a ventiladores

Publicado

em

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revelou hoje ter desenvolvido um projeto de suporte ventilatório não invasivo que permitiu adaptar um ventilador a um sistema portátil de fácil transporte.

Desta forma, segundo os investigadores, os doentes que sofrem de uma incapacidade respiratória grave podem recuperar uma vida normal, com mobilidade e autonomia, sem necessidade de ficarem “presos” a uma cadeira de rodas ou a uma cama por não terem “fôlego” para se movimentarem sem o ventilador.

emissão em direto da famatv

Este sistema de ventilação portátil foi testado e a sua eficácia e segurança foram comprovadas num estudo publicado na revista mundial de medicina física e de reabilitação American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores submeteram 18 pacientes a um estudo clínico, no qual tiveram de realizar um teste de caminhada de seis minutos, com e sem o auxílio do ventilador portátil.

O coordenador da investigação, Miguel Gonçalves, explica, em comunicado, que o procedimento consistiu em adaptar o ventilador portátil com bateria interna a uma mochila, ou a um carrinho, de maneira a ser transportado facilmente pelos doentes que dependem 24 horas por dia de suporte ventilatório mecânico para sobreviverem.

“Verificámos que, sem este suporte não invasivo, nenhum dos pacientes conseguiu completar o tempo de teste e alguns deles nem conseguiam iniciar a caminhada”, mas com o ventilador portátil “todos eles terminaram o percurso com sucesso e sem complicações.”

Segundo o docente da FMUP, os resultados, além de comprovarem a eficácia deste sistema na marcha, são a garantia clínica de que “os doentes com graves limitações ventilatórias não precisam de ficar condenados a viver numa cadeira de rodas para transportar o seu ventilador”.

Tiago Pinto, fisioterapeuta e também autor deste projeto, recorda que os doentes testados tinham um nível de funcionalidade muito baixo.

“Eram pessoas que até tinham força nas pernas, mas que não tinham capacidade ventilatória para caminhar. Tinham uma vida sedentária, raramente saíam de casa e alguns deles até andavam em cadeira de rodas”, constata.

Ao começarem a caminhar com o ventilador para todo o lado, os investigadores verificaram que os doentes foram ganhando mais autonomia, mais qualidade de vida e mais confiança.

A insuficiência ventilatória grave é uma condição em que se verifica uma fraqueza/paralisia dos músculos respiratórios, o que não lhes permite fazer uma adequada ventilação dos pulmões.

É o caso de doentes que dependem de uma máquina para respirar mais do que 16 horas por dia.

Além dos dois investigadores já mencionados, o estudo contou com a colaboração do pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto João Carlos Winck.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 7 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 7 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 8 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 9 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 12 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 12 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 12 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 13 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos