Siga-nos nas redes

País

Investigadores da FMUP desenvolvem projeto que “liberta” doentes ligados a ventiladores

Publicado

em

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revelou hoje ter desenvolvido um projeto de suporte ventilatório não invasivo que permitiu adaptar um ventilador a um sistema portátil de fácil transporte.

Desta forma, segundo os investigadores, os doentes que sofrem de uma incapacidade respiratória grave podem recuperar uma vida normal, com mobilidade e autonomia, sem necessidade de ficarem “presos” a uma cadeira de rodas ou a uma cama por não terem “fôlego” para se movimentarem sem o ventilador.

Este sistema de ventilação portátil foi testado e a sua eficácia e segurança foram comprovadas num estudo publicado na revista mundial de medicina física e de reabilitação American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores submeteram 18 pacientes a um estudo clínico, no qual tiveram de realizar um teste de caminhada de seis minutos, com e sem o auxílio do ventilador portátil.

O coordenador da investigação, Miguel Gonçalves, explica, em comunicado, que o procedimento consistiu em adaptar o ventilador portátil com bateria interna a uma mochila, ou a um carrinho, de maneira a ser transportado facilmente pelos doentes que dependem 24 horas por dia de suporte ventilatório mecânico para sobreviverem.

“Verificámos que, sem este suporte não invasivo, nenhum dos pacientes conseguiu completar o tempo de teste e alguns deles nem conseguiam iniciar a caminhada”, mas com o ventilador portátil “todos eles terminaram o percurso com sucesso e sem complicações.”

Segundo o docente da FMUP, os resultados, além de comprovarem a eficácia deste sistema na marcha, são a garantia clínica de que “os doentes com graves limitações ventilatórias não precisam de ficar condenados a viver numa cadeira de rodas para transportar o seu ventilador”.

Tiago Pinto, fisioterapeuta e também autor deste projeto, recorda que os doentes testados tinham um nível de funcionalidade muito baixo.

“Eram pessoas que até tinham força nas pernas, mas que não tinham capacidade ventilatória para caminhar. Tinham uma vida sedentária, raramente saíam de casa e alguns deles até andavam em cadeira de rodas”, constata.

Ao começarem a caminhar com o ventilador para todo o lado, os investigadores verificaram que os doentes foram ganhando mais autonomia, mais qualidade de vida e mais confiança.

A insuficiência ventilatória grave é uma condição em que se verifica uma fraqueza/paralisia dos músculos respiratórios, o que não lhes permite fazer uma adequada ventilação dos pulmões.

É o caso de doentes que dependem de uma máquina para respirar mais do que 16 horas por dia.

Além dos dois investigadores já mencionados, o estudo contou com a colaboração do pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto João Carlos Winck.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 minutos

Condutores apanhados em excesso de velocidade duplicaram em relação ao último ano

Os condutores apanhados em excesso de velocidade pela PSP em março mais do que duplicaram em relação ao mesmo mês...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado no topo do ‘ranking’ do concelho

Conhecido o ‘ranking’ das escolas nacionais, divulgado pelo Ministério da Educação, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, localizada na vila...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Zabiri faz a antevisão da deslocação a Arouca

Com a aproximação do jogo referente à 28.ª jornada da I Liga, que irá levar a equipa do FC Famalicão...

Paíshá 3 horas

ASAE fiscalizou nas estradas e apreendeu 5 toneladas de alimentos no valor de 50 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo, esta quarta e quinta-feira, uma ação de fiscalização das...

Regiãohá 4 horas

Vila do Conde: Colisão entre 3 veículos na A28 fez dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre pelo menos três viaturas, no...

Paíshá 4 horas

Alunos do Norte tiram mais notas “20”, sobretudo as raparigas

Em todas as escolas públicas houve, pelo menos, um aluno a receber a nota máxima em alguma disciplina, mas é...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Veículo despista-se e acaba em cima de rotunda em Gavião

Um veículo ligeiro despistou-se, na manhã desta sexta-feira, e acabou imobilizado em cima da rotunda junto ao restaurante Moutados, em...

Economiahá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina vai voltar a subir enquanto que o gasóleo fica mais barato

Com a chegada de mais uma semana, surgem também novas informações quanto às alterações no preço dos combustíveis, a confirmar...

Paíshá 17 horas

Força Aérea passa a dispor de 4 novos helicópteros para combate a incêndios

A Força Aérea Portuguesa recebeu hoje o quarto dos nove helicópteros destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à...

Paíshá 19 horas

Nuno Melo alerta estados-membros da UE para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares

 O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, alertou hoje os estados-membros da União Europeia (UE), em Varsóvia, para a “urgência em...

Arquivo

Mais Vistos