País
Televisão e teatro de luto após falecimento do ator José Pinto aos 95 anos

Faleceu esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, o ator José Pinto. A confirmação do óbito foi efetuada através de uma publicação no seu perfil pessoal do Facebook.
“É com grande pesar que anunciamos a morte do nosso José Pinto, tendo falecido calmamente em sua casa na passada noite. Aproveitemos este momento não apenas para lamentar esta triste notícia, como para celebrar a vida e obra de um homem que sempre procurou dar o melhor de si aos outros, seja através do pequeno ou grande ecrã, teatro ou cara a cara com aqueles que lhe foram mais próximos“, frisa a publicação.
A última homenagem será efetuada na Igreja do Candal em Vila Nova de Gaia, a partir de hoje, dia 16 de fevereiro, às 14h00. O funeral terá lugar amanhã, dia 17 de fevereiro, às 10 horas, no mesmo local.
José Pinto teve uma carreira marcada por sucessos, incluindo várias novelas de renome, como “Cidade Despida”, “Conta-me Como Foi”, “Perfeito Coração” e “Amanhecer”.
José Pinto ingressou nos grupos de amadores de teatro para iniciar a sua carreira artística, tendo colaborado com o Grupo do Sporting Candalense entre 1959 e 1967. No ano subsequente, associa-se ao TEP, conforme registado na ficha disponível no Centro de Estudos de Teatro (CET).
A sua estreia em espetáculos do TEP ocorre em 1962, enquanto amador, na peça “Gorgónio”, escrita por Tulio Pinelli. Durante a década de 1960, consta como membro do elenco de várias produções, tais como “O Auto da Alma”, de Gil Vicente, e “O Tio Simplício”, de Almeida Garrett.

-
Desportohá 1 semana
Racismo: Associações desportivas nacionais unidas em carta aberta para exigir “ações efetivas”
-
Paíshá 6 dias
GNR aumenta fiscalização aos motociclistas a partir desta terça-feira
-
Desportohá 4 dias
Mais uma promessa do FC Famalicão convocada para as seleções nacionais
-
Famalicãohá 2 dias
Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira