Site icon Fama Rádio e Televisão

Simulador online das listas de vacinação utilizado por 183 mil pessoas

O simulador online para consulta das listas de vacinação contra a covid-19 está disponível desde o passado domingo e até agora já foi acedido por 183 mil pessoas.

Os dados foram revelados pelo presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, qua admitiu ainda que existem “erros que vão surgindo no sistema, muitos têm a ver com o facto de ser uma ferramenta nova, as pessoas não estão familiarizadas com a mesma e nem sempre a usam nas melhores condições”.

A ferramenta permite saber se os cidadãos com mais de 80 anos, ou entre os 50 e os 79 com uma das quatro quatro doenças (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica) estão incluídos nas listas da primeira fase da vacinação, estando disponível no portal Covid-19, bem como atualizar os dados de contacto no mesmo portal.

O responsável explicou ainda que “o erro mais frequente” registado pelo sistema está relacionado com as pessoas que não têm o cartão de cidadão e possuem apenas o bilhete de identidade, estando essa circunstância associada a problemas de comunicação entre os sistemas de informação.

Perante a ausência de uma “identificação absoluta” na comunicação das informações, o responsável disse que a solução que já está a ser adotada dispensa a validação de todos os elementos do nome completo, um dos requisitos para a consulta ‘online’ no site covid19.min-saude.pt das listas da primeira fase de vacinação, além do número de utente do SNS e da data de nascimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version