Siga-nos nas redes

País

Redes sociais são a maior fonte de informação dos portugueses -Estudo

Publicado

em

Oitenta e sete por cento dos inquiridos num estudo do observatório Iberinfier diz ter acesso às notícias através das redes sociais, deparando-se 37% com desinformação várias vezes por dia e tendo 97% detetado desinformação no último mês.

Tendo por base 530 questionários válidos no âmbito de um estudo sobre o impacto da desinformação em Portugal desenvolvido em 2022 pelo Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier), verifica-se que 77,6% da amostra aponta a ‘fraca qualidade do jornalismo’, nomeadamente os ‘erros factuais’ e a ‘cobertura simplista’, como o tipo de desinformação que mais identificaram no último mês.

Já 72,1% sublinha o problema dos ‘factos parcialmente manipulados’, 48,5% destaca as ‘manchetes que parecem notícias, mas são publicidade’, 29,7% refere o ‘recurso ao termo ‘fake news’ (por políticos, por exemplo) para desacreditar média que não lhes agradam’, 20,9% menciona as ‘notícias completamente falsas com objetivos políticos ou comerciais’ e 12,9% aponta os ‘artigos de teor humorístico que se assemelham a notícias (sátiras)’.

Entre os inquiridos pelo Iberifier, 71,3% aponta a ‘política’ como sendo a área mais visada na desinformação, enquanto 59,2% destaca a ‘guerra e os conflitos armados’ como o assunto mais frequentemente alvo de ‘fake news’ e 50,8% refere os ‘temas económicos’ como os mais afetados.

Quando questionados sobre as áreas em que a desinformação mais os preocupa, 84,0% elege a que tem origem no Governo, políticos e partidos e 79,0% refere a que é disseminada pelos comentadores nas redes sociais, enquanto 75,0% menciona a que parte dos jornalistas ou dos media e 72,0% a proveniente de governos ou políticos internacionais.

No que se refere às plataformas de disseminação da falsa informação, 83,8% manifesta apreensão com a difusão feita através das redes sociais (como o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube), 68,6% aponta a divulgada nos ‘sites’ ou ‘apps’ (aplicações) dos ‘social media’, 59,9% está preocupado com a desinformação veiculada em motores de busca (como o Google ou Bing) e 53,0% menciona as aplicações de mensagens instantâneas, como o Whatsapp ou o Telegram.

Do inquérito resulta ainda que 72,0% dos inquiridos deixou de confiar num meio de comunicação após ter detetado que este veiculou desinformação ou notícias falsas, 23,8% diz que, na maior parte das vezes, não se pode confiar nas notícias e 77,2% declara que não pode confiar na maior parte da informação das redes sociais.

Já 26,9% dos inquiridos considera que, na maior parte das vezes, os media não são confiáveis, 26,8% afirma o mesmo relativamente aos jornalistas e 55,9% diz que as notícias constantes dos motores de busca não são, na sua grande parte, fidedignas.

Relativamente às fontes em que mais confiam para obter informação ou saber mais sobre um tema, 78,7% escolhe os cientistas e 56,2% os jornalistas, seguidos dos médicos (39,6%), dos ativistas (14,7%) e dos comentadores (11,9%).

Quanto aos meios de comunicação aos quais mais recorrem para obter informação, 67,6% dos inquiridos refere a SIC Notícias, 61,6% o jornal Público, 61,3% a RTP1 e 53,1% o jornal Expresso. Segue-se a CNN Portugal (45,8%), a RTP 3 (41,4%), a SIC (40,8%), o Observador (39,1%) e a rádio TSF (34,0%).

Promovido pela Comissão Europeia e associado ao Observatório Europeu de Media Digitais (EDMO), o Iberifier é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha cujo objetivo é o combate à desinformação.

O projeto é coordenado pela Universidade de Navarra, Espanha, mas tem como principal parceiro o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. No total, integra 12 universidades, cinco organizações de verificação e agências de notícias (entre as quais a agência Lusa) e seis centros de investigação multidisciplinares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 23 minutos

Guarda-redes do Famalicão afastado dos relvados por tempo indeterminado após lesão num rim

O guarda-redes do Famalicão Ivan Zlobin vai ficar afastado por “tempo indeterminado”, anunciou o clube, esta quarta-feira, referindo-se a uma...

Famalicãohá 43 minutos

Coindu de Arcos de Valdevez encerra esta quinta-feira após 36 anos de trabalho

A fábrica da Coindu, instalada há 36 anos em Arcos de Valdevez para, na quinta-feira a laboração, deixando sem emprego...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos complica trânsito do final da tarde em Seide

Complicações na circulação do trânsito estão a ser registadas no final da tarde desta quarta-feira, em Seide, no concelho de...

Regiãohá 16 horas

GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, constituiu como arguido um homem de 51...

Paíshá 16 horas

Corpo de homem encontrado esta manhã numa praia em Vila Nova de Gaia

O corpo de um homem, em avançado estado de decomposição, foi localizado pela GNR, na manhã desta quarta-feira, na praia...

Paíshá 17 horas

Greve dos maquinistas vai afetar viagens do Metro do Porto até este domingo

Uma greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) vai condicionar o serviço do Metro do Porto entre terça-feira e domingo,...

Famalicãohá 17 horas

Natal em Famalicão é sinónimo de diversão

A Aldeia de Natal de Famalicão encanta miúdos e graúdos, oferecendo momentos mágicos para toda a família. Desde a Roda...

Desportohá 18 horas

Sub-23 do FC Famalicão empatam por 1-1 frente ao Leixões SC

Na tarde desta quarta-feira, a equipa sub-23 do FC Famalicão disputou a jornada 14 da Liga Revelação, num jogo em...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Despiste de veículo ligeiro em Mouquim faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um despiste na Rua da Gandra, na freguesia de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Comércio tradicional da cidade aberto até mais tarde neste sábado

O comércio tradicional de Famalicão tem o seu horário de funcionamento alargado, nesta época de Natal, uma medida que visa...

Arquivo

Mais Vistos