O virologista Pedro Simas defendeu uma “abolição completa” do isolamento de infetados com a covid-19, considerando que Portugal reúne neste momento as condições para que se reduzam drasticamente as regras, algo que deve acontecer “o mais rapidamente possível”, tal como explicou à SIC Notícias.
“Temos de voltar à normalidade”, reforça.
Para os infetados estes devem adoptar por usar máscara, se quiserem ir trabalhar, ou ficar em casa, tal como “como no passado, quando uma pessoa tinha gripe precavia-se, se estava doente ou com febre não ia trabalhar” ou levava ” uma máscara como fazem os asiáticos”.
Não esquecendo os casos de saúde mais frágeis, o virologista defende, da mesma forma que a testagem em contexto hospitalar e em lares deverá continuar em vigor nas próximas semanas.
Pedro Simas considera que neste momento já sabemos que a “vacinação protege e funciona” e que apesar da menor gravidade da variante Ómicron “há pessoas que estão com muito medo de tirar a máscara”.
“Não há razão nenhuma para prevermos que, se voltarmos à normalidade, vamos ter um descontrolo completo. Foi isto que esta quarta vaga da Ómicron nos ensinou”, aponta.