Siga-nos nas redes

País

António Costa agradeçe às equipas de França e Luxemburgo que chegam para ajudar Portugal

Publicado

em

Defendendo que tem havido “progressos”, com “redução significativa” de novos casos e internados, o primeiro-ministro agradeceu o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que chegaram hoje a Portugal para apoiar no combate à covid-19.

“Os progressos no combate à pandemia nas últimas semanas têm sido importantes, com a redução significativa do número de novos casos, de internados e de internados em unidades de cuidados intensivos”, escreveu António Costa, numa publicação na rede social Twitter.

O primeiro-ministro defendeu que o país tem de “persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia”, ao mesmo tempo que reforça “o esforço de vacinação para criar imunidade”.

“Agradeço o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que hoje chegaram a Portugal e que vão apoiar os nossos profissionais de saúde neste combate”, acrescenta o chefe do Governo português.

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira que Portugal iria receber duas equipas médicas da França e do Luxemburgo, que classificou como um “importante apoio” no tratamento de doentes de covid-19 em hospitais com elevada pressão de cuidados intensivos.

Segundo a mesma fonte, a equipa do Luxemburgo, constituída por dois médicos e dois enfermeiros, vai apoiar o serviço de medicina intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora, enquanto o médico e os três profissionais de enfermagem franceses vão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada, prevendo-se uma estadia de 15 dias.

Além destas duas equipas, já está em Portugal uma equipa médica militar alemã que começou a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira.

Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa de militares germânicos chegou a Portugal a 03 de fevereiro e ficou instalada no Hospital da Luz, em Lisboa.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país registou hoje 138 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.677 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o menor número de mortos e de novos casos de infeção desde há mais de um mês.

O boletim epidemiológico da DGS revela também que estão internados 4.826 doentes (menos 24 do que no sábado), dos quais 795 em unidades de cuidados intensivos (menos oito), mantendo-se a tendência de descida verificada na última semana.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.394.541 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Entretenimentohá 4 horas

Famalicão: Louro acolhe Festival Emersivo de Cultura Emergente este fim de semana

A Casa do Artista Amador em Louro, Vila Nova de Famalicão, prepara-se para ser o epicentro da cultura emergente nos...

Desportohá 4 horas

Desporto em destaque nas Festas Antoninas de Famalicão. Conheça os eventos programados.

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão prometem uma semana de muita animação, de 6 a 13 de junho,...

Regiãohá 5 horas

Jovens talentos de Campanhã encerram residência artística no Coliseu do Porto

No dia 9 de junho, às 19h30, o palco do Coliseu Porto recebe um evento especial: a apresentação final da...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Póvoa de Varzim prepara-se para a 47.ª edição do Festival Internacional de Música

O Cine-Teatro Garrett foi palco, esta quarta-feira, da apresentação da 47.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de...

Paíshá 5 horas

Legislativas: Chega foi o mais votado pelos portugueses em países estrangeiros. Somou

Todos os boletins de voto dos portugueses residentes no estrangeiro que chegaram a Portugal já estão registados, com o Chega...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos na EN14 deixa duas pessoas feridas em Ribeirão

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre três veículos ligeiros,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão atinge o “pico” das temperaturas desta semana. 36 graus esperados esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, o “pico” dos valores dos termómetros para esta semana, em mais um dia de sol e...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão: Václav Sejk convocado para representar a Chéquia no Campeonato Europeu Sub-21

O FC Famalicão tem mais um dos seus talentos destacados para as competições de futebol europeias, nomeadamente o avançado Václav...

Paíshá 10 horas

Norte: Jovem de 27 anos atacou o próprio pai com um objeto cortante e foi detida pela PJ

Uma jovem de 27 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) na cidade do Porto, suspeita de ter cometido um...

Infotainmenthá 10 horas

Portugal regressa ao EuroBasket 14 anos depois: uma nova era para o basquetebol luso

A longa travessia terminou. Após 14 anos fora dos grandes palcos do basquetebol europeu, Portugal regressa ao EuroBasket com uma...

Arquivo

Mais Vistos