Siga-nos nas redes

País

As interdições ao toque impostas pela pandemia acarretam um risco de regressão civilizacional.

Publicado

em

Para o diretor do Observatório da Solidão, as interdições ao toque impostas pela pandemia de covid-19 acarretam um risco de regressão civilizacional.

“Sobretudo entre os povos do sul, pelo menos aqui na Europa, a proximidade física, o contacto, é muito importante. Há pormenores aos quais damos pouca atenção, achamos que são vulgares, mas a palmada nas costas, o beijo, o tocar na mão ou no braço do outro, os povos do sul procedem assim muito.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Já nem falo até nos africanos que também são assim, mas para os povos do norte isso é menos importante”, afirmou em entrevista à agência Lusa Adalberto Dias de Carvalho, doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto, onde foi professor catedrático.

“Isto na atual situação faz falta, porque uma das coisas que as pessoas não podem é aproximarem-se demasiado umas das outras”, acrescentou, sublinhando a tendência dos jovens para contornarem as regras: “Eles sabem que estão a transgredir. No fundo, estão a transgredir para terem um procedimento de relação que é normal” [risos].

Segundo Adalberto Dias de Carvalho, especialista em filosofia da educação, quando o normal passa a ser uma transgressão é “muito complicado” e provoca “traumas grandes”.

“E se falarmos então das crianças, que crianças estamos a criar assim, em que a proximidade passa a ser uma transgressão?”, questionou. “O contacto físico até de crianças com os avós, entre eles, com os adultos, passou a ser uma transgressão. Isto é quase uma regressão civilizacional profundíssima”, defendeu o académico.

“Se pensarmos que há uma hierarquia tradicional dos sentidos, que a própria religião influenciou fortemente, sendo que no patamar inferior dos sentidos está precisamente o tato, porque é aquele que a igreja chegou a considerar potencialmente como pecaminoso, mas isso é algo que foi uma das conquistas da cultura contemporânea, foi libertar o tato! Estamos a falar do beijo, do toque, é disso que estamos a falar neste momento aqui”, precisou o investigador.

De acordo com Adalberto Dias de Carvalho, aquilo que foi uma “conquista civilizacional importantíssima” sofreu, com a pandemia, uma “regressão extraordinária”.

“Voltamos séculos atrás. Estou a ser exagerado, se calhar, mas corremos o risco ou começamos a ter alguns referenciais que estão a ser incutidos nas crianças que representam regressão civilizacional muito grande e, se pensarmos nisto, realmente é dramático. E temos de perguntar se é essa a sociedade que queremos realmente construir”, admitiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 30 minutos

Famalicão: Manuel Azevedo e António Jesus vencem Campeonato de Bilhar Livre e Snooker em Lousado

Terminou no dia 25 de abril o Campeonato de Bilhar Livre e Snooker da Casa do Povo de Lousado que...

Desportohá 54 minutos

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque na 3ª Milha da Liberdade

Os atletas do Liberdade FC estiveram em competição este domingo na 3ª Milha da Liberdade, no Parque do Pontido, na...

Desportohá 1 hora

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos conquistam 2.º lugar em Amarante

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva esteve em competição, este sábado e domingo,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Ballas Jr. conquistou 5.º lugar no no Troféu Norte em Vila Verde

O piloto Ballas Jr. de Famalicão esteve em competição, este domingo, na na sua primeira prova de motocross no Troféu...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Marlene Azevedo da Active Running vence Maratona da Europa em Aveiro

Os atletas do coletivo AD Active Running de Famalicão estiveram em competição este domingo na Maratona da Europa, disputada este...

Desportohá 3 horas

Expedição em Marrocos partiu esta segunda-feira para Foum Zguid apesar de alguns contratempos (fotos)

Depois da aventura das dunas e de uma etapa muito complicada no dia de ontem, a caravana partiu, nesta segunda-feira,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após incêndio em habitação em Castelões

Uma pessoa ficou ferida, na madrugada desta segunda-feira, na sequência de um incêndio numa habitação na Rua do Rio, na...

Desportohá 3 horas

“O Famalicão tem condições para fazer mais” é a convicção de Armando Evangelista após derrota frente ao Estoril

Terminada mais uma partida referente à 31.ª jornada da I Liga, que opôs Estoril Praia e FC Famalicão, com vitória...

Desportohá 18 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Arquivo

Mais Vistos