Siga-nos nas redes

País

GNR fiscaliza proteção animal e regista perto de 700 infrações em janeiro

Publicado

em

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo uma operação de fiscalização a animais de companhia, por todo o país, tendo levantado 697 autos de contraordenação e registado quatro crimes, por abandono e maus-tratos, segundo um comunicado.

Assim, a GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), entre os dias 02 e 15 de janeiro, “desenvolveu a Operação ‘Amica Canis 2025’, no âmbito do Plano de Ação Operacional para a Criminalidade Ambiental da Europol, que visou essencialmente a fiscalização das normas gerais de posse, alojamento, comércio e transporte de animais de companhia, por todo o território nacional”.

Segundo a Guarda, a operação incidiu “essencialmente na fiscalização de associações zoófilas, hotéis que se enquadrem como centros de hospedagem (com e sem fins lucrativos), lojas de vendas de animais de companhia, criadores, detentores e empresas de transporte especializado deste âmbito”. No âmbito desta operação, a GNR realizou 1.447 ações de fiscalização e levantou 697 autos de contraordenação, tendo registado quatro crimes: “dois por abandono e dois por maus-tratos a animais de companhia”.

Segundo o comunicado, “durante estas ações foram fiscalizados mais de 3.700 animais de companhia”, destacando, entre as infrações encontradas a falta de vacina antirrábica, a “falta de identificação/ marcação eletrónica (‘Transponder’/ ‘Microchip’)”, a falta de “licença de detenção, posse e circulação da Junta de Freguesia” e a ausência de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC).

Além disso, disse a GNR, adicionalmente, “foram ainda realizadas 24 ações de fiscalização específicas a 63 canídeos de raças potencialmente perigosas, durante as quais se verificaram 34 infrações”, destacou.

As principais infrações registadas foram a “falta de licença da Junta de Freguesia para detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia”, a falta de “seguro de responsabilidade civil por detenção de animal perigoso ou potencialmente perigoso”, a “não esterilização de animal perigoso ou potencialmente perigoso” e o “incumprimento das medidas de segurança reforçadas no alojamento, incluindo falta de placas de sinalização de ‘animal perigoso’”.

Nesta operação, “estiveram envolvidos 1.174 elementos do dispositivo territorial, com especial destaque para a estrutura SEPNA”, disse a GNR, que contou ainda “com a colaboração de outras entidades a nível local”. No comunicado, a GNR reforçou “a importância de garantir um tratamento digno aos animais de companhia, combatendo fenómenos como o abandono e a superpopulação descontrolada”.

Segundo a Guarda, “estas situações podem originar problemas sociais graves, incluindo a formação de matilhas, a reprodução descontrolada de cães e gatos em ambientes urbanos e rurais, casos de acumulação patológica (como o Síndrome de Noé) e a falta de infraestruturas adequadas para acolher animais, promovendo a sua recuperação e adoção”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Barceloshá 2 horas

Jovem de 25 anos gravemente ferido após ser atropelado por um comboio em Barcelos

Um jovem de 25 anos ficou ferido, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento ferroviário, na freguesia de...

Desportohá 2 horas

Vídeo: Emoções ao rubro no primeiro apuramento da Seleção feminina de basquetebol para o Campeonato da Europa

Portugal qualificou-se, este domingo, pela primeira vez para o Campeonato da Europa feminino de basquetebol, após vencer a Sérvia, por...

Regiãohá 3 horas

Famalicão: Toy anima Feira Anual da Trofa. Certame realiza-se entre 28 de fevereiro e 02 de março

A Trofa prepara mais uma edição da sua Feira Anual, um evento dedicado à comunidade que decorre nos dias 28...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Justiça: 12 e 9 anos de prisão para homens que assaltaram diversas empresas em Barcelos, Póvoa de Varzim e mais

O Tribunal de Penafiel condenou a 12 anos e nove anos de prisão dois homens por integrarem um grupo que...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão espera semana de chuva e subida das temperaturas

Famalicão espera uma série de dias com previsões de chuva, condições meteorológicas que se devem atenuar no fim de semana,...

Desportohá 4 horas

Ciclismo: Volta a Portugal está de regresso em 2025 num calendário sem surpresas

A Volta a Portugal regressa este ano às ‘suas’ datas para ‘reinar’ num calendário velocipédico nacional sem novidades e que...

Bragahá 5 horas

Homem de 35 anos perde a vida após ser atingido a tiro num café em Fafe

Um homem de 35 anos perdeu a vida, na noite deste domingo, depois de ter sido baleado por outro, com...

Desportohá 5 horas

Clube de Rugby de Famalicão venceu o Rugby Agrária em Coimbra

Este último domingo assinalou mais um dia de competições para os atletas do Clube de Rugby de Famalicão e Trofa,...

Paíshá 24 horas

Prepare-se para nova subida dos combustíveis já amanhã

A partir de segunda-feira, a gasolina deve aumentar 1 cêntimo por litro, enquanto o gasóleo simples deverá subir 0,5 cêntimos...

Paíshá 1 dia

Criança morre após cair de 4.º andar de prédio em Vila Franca de Xira

Uma criança de seis anos morreu hoje após cair de uma janela de um 4.º andar de um prédio em...

Arquivo

Mais Vistos