País
Auchan reforça solidariedade em tempo de pandemia com doações a instituições de saúde
Numa fase de crise provocada pela pandemia a Auchan reforça o apoio às instituições de saúde em contexto de pandemia com ofertas de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza e têxteis de banho e cama.
De norte a sul do país, um total de 23 os hospitais, centros hospitalares e as associações de bombeiros serão apoiados.
Entre as instituições ajudadas contam-se alguns dos hospitais que têm estado sob forte pressão nas últimas semanas, como é o caso do Hospital dos Covões, Amadora-Sintra, Garcia de Orta, S. João e o Centro Hospitalar de Torres Vedras. “Na condição de militante do Bom, São e Local, faz parte da missão da Auchan apoiar as comunidades locais onde está inserida, através de ações de responsabilidade social. Hoje, vivemos tempos extraordinários, que exigem medidas extraordinárias, e como tal, desde o ano passado, a Auchan tem procurado alargar ao máximo o espectro de intervenção das suas iniciativas, de forma a acorrer a necessidades mais prementes e a levar um bocadinho de conforto aos profissionais na linha de frente e às populações mais desfavorecidas e com menos recursos para fazer face a esta pandemia”, sublinha Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.
Assim, em 2020, em parceria com a AMI, a empresa entregou cerca de 1400 cabazes com bens essenciais a beneficiários dos Centros Porta Amiga da AMI, identificados como grupos de risco ou vulneráveis (idosos, doentes oncológicos, diabéticos, pessoas que vivem com VIH e famílias monoparentais), no âmbito do projeto “Os Amigos são para as Ocasiões”. A ação permitiu ajudar 429 famílias.
Também na Páscoa do ano passado, a Auchan distribuiu cabazes com produtos alimentares e outros bens em falta em 21 hospitais portugueses, que chegaram a mais de oito mil profissionais de saúde. Já no Natal, foi a vez do Castor Júlio vestir a pele dos heróis da pandemia, ao chegar às lojas nas versões de médico, polícia, bombeiro e operador de loja Auchan. No final da campanha, a venda de cerca de 50 mil Júlios permitiu reunir 75 mil euros que reverterão para instituições de apoio à saúde na área de intervenção das lojas Auchan.
Por sua vez, a Fundação Auchan para a Juventude concedeu um apoio de 50 mil euros para a compra de máscaras para o Hospital de São Francisco Xavier e para apoiar o refeitório social do Centro Social e Paroquial D. Manuel Martins, em Setúbal, no âmbito de uma candidatura excecional para responder a necessidades específicas decorrentes da crise pandémica.
Apesar do contexto muito marcado pela pandemia, a Auchan manteve ainda o apoio à Campanha escolar AMI, que possibilitou angariar mais de 125 mil euros e oferecer mochilas recheadas com material escolar a 3.500 crianças e jovens. Os kits escolares foram montados por voluntários da AMI e por colaboradores da Auchan numa ação de voluntariado interna. A empresa ofereceu ainda 45 portáteis aos Centros Porta Amiga, no âmbito do projeto #I AM IN, para apoiar o percurso escolar de crianças que não têm acesso a computador nas respetivas residências.
A Auchan atribuiu também 59 bolsas de estudo a estudantes universitários de licenciatura ou mestrado em áreas como a engenharia, psicologia, ciências políticas, entre outras áreas de estudo. Por fim, a campanha Sacola Solidária possibilitou a angariação de mais de 22 mil euros para a associação Make a Wish o que permitirá a concretização de sonhos a 12 crianças em situação de doença prolongada. No âmbito da campanha Não Deixe Este Prato Vazio, com o Banco Alimentar Contra a Fome, realizada nos meses de Maio, Novembro e Dezembro, a Auchan angariou 285 mil produtos alimentares.
De salientar que a Auchan Retail Portugal é a única empresa do setor em Portugal certificada em responsabilidade social, com um sistema de gestão avaliado por uma entidade certificadora independente, atualmente a SA8000: 2014. Para a Auchan Retail Portugal, Bom é ajudar quem precisa constituindo a solidariedade um dever de cidadania empresarial.
-
Famalicãohá 1 semana
Elemento da PSP de Gondomar atingiu a tiro “perigoso criminoso” após tentativa de desarme da autoridade
-
Paíshá 6 dias
Acidentes nas estradas de Portugal provocaram mais de 260 mortos em cerca de 20 mil ocorrências registadas
-
Economiahá 4 dias
Portugal enfrenta “situação crítica”: Apoios Sociais não acompanham o aumento dos preços
-
Famalicãohá 2 dias
Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira