Siga-nos nas redes

País

Recorde Guiness: Os irmãos mais velhos do mundo têm 111 e 109 anos e são portugueses

Publicado

em

“Os irmãos mais velhos do mundo” de 111 e 109 anos de idade que “ainda leem o jornal todos os dias”, já foram certificados pelo livro de recordes do Guiness e receberam um louvor da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.

A descrição é do presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro, o social-democrata Emídio Sousa, que, revelando que a iniciativa partiu da estrutura local do CDS-PP, reconhece que os dois munícipes da freguesia de São Miguel do Souto têm “uma longevidade impressionante”, e antecipa que o voto de louvor a analisar no sábado “será certamente aprovado por maioria ou unanimidade”, até porque os deputados do PSD são os que predominam na Assembleia.

“Os dois homenageados chamam-se Albano e Alberto Andrade, e é um motivo de grande satisfação podermos celebrar ainda em vida o percurso destes dois feirenses, que, pelas indicações que temos, são os dois irmãos mais velhos do mundo”, declarou à Lusa o presidente da Câmara.

O facto foi reconhecido pelo Guiness World of Records, que regista recordes mundiais em vários domínios e já em 2019 destacava o mérito dos dois portugueses.

“Irmãos com idade cumulativa de 216 anos são os mais velhos do mundo”, anunciava então esse organismo internacional, justificando o recorde que, na sua versão atualizada, já representa uma soma de 220 anos. Essa entidade comparava que a idade combinada dos dois irmãos envolvia um período de tempo “mais longo do que aquele de que Saturno e Neptuno juntos precisam para completar uma órbita em torno do sol”.

Albano Andrade nasceu a 14 de dezembro de 1909 e Alberto a 02 de dezembro de 1911. Emídio Sousa conhece-os pessoalmente, afirma que “ainda estão lúcidos e bem-dispostos” e recorda que, no seu período de atividade profissional, ambos geriam “um alambique de bagaço, o que sempre lhes deu umas boas histórias para contar”.

Ângelo Santos, deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal, destaca outras perspetivas sobre os dois irmãos: “Contribuíram muito para a freguesia e são pessoas respeitadas e de referência, sendo empreendedores na área agrícola e comercial, e apaixonados pela atividade cultural, [em particular] a música, já que, em família, formaram uma banda com saxofones e violinos”.

Albano tocava violino e saxofone, enquanto Alberto se focou apenas no instrumento de sopro e chegou a lecioná-lo na banda de Souto. Ambos deram concertos em diversos pontos do país durante a sua juventude.

Fonte da família conta que os dois irmãos sempre se disseram “muito amigos um do outro” e defendem que o truque para uma vida longa é “não comer demais” nem exagerar em bebidas alcoólicas. “Portem-se bem!” foi outra recomendação que deixaram aos seguidores do Guiness em 2019.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Entretenimentohá 2 horas

Famalicão: Louro acolhe Festival Emersivo de Cultura Emergente este fim de semana

A Casa do Artista Amador em Louro, Vila Nova de Famalicão, prepara-se para ser o epicentro da cultura emergente nos...

Desportohá 2 horas

Desporto em destaque nas Festas Antoninas de Famalicão. Conheça os eventos programados.

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão prometem uma semana de muita animação, de 6 a 13 de junho,...

Regiãohá 3 horas

Jovens talentos de Campanhã encerram residência artística no Coliseu do Porto

No dia 9 de junho, às 19h30, o palco do Coliseu Porto recebe um evento especial: a apresentação final da...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Póvoa de Varzim prepara-se para a 47.ª edição do Festival Internacional de Música

O Cine-Teatro Garrett foi palco, esta quarta-feira, da apresentação da 47.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de...

Paíshá 3 horas

Legislativas: Chega foi o mais votado pelos portugueses em países estrangeiros. Somou

Todos os boletins de voto dos portugueses residentes no estrangeiro que chegaram a Portugal já estão registados, com o Chega...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos na EN14 deixa duas pessoas feridas em Ribeirão

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre três veículos ligeiros,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão atinge o “pico” das temperaturas desta semana. 36 graus esperados esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, o “pico” dos valores dos termómetros para esta semana, em mais um dia de sol e...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão: Václav Sejk convocado para representar a Chéquia no Campeonato Europeu Sub-21

O FC Famalicão tem mais um dos seus talentos destacados para as competições de futebol europeias, nomeadamente o avançado Václav...

Paíshá 8 horas

Norte: Jovem de 27 anos atacou o próprio pai com um objeto cortante e foi detida pela PJ

Uma jovem de 27 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) na cidade do Porto, suspeita de ter cometido um...

Infotainmenthá 8 horas

Portugal regressa ao EuroBasket 14 anos depois: uma nova era para o basquetebol luso

A longa travessia terminou. Após 14 anos fora dos grandes palcos do basquetebol europeu, Portugal regressa ao EuroBasket com uma...

Arquivo

Mais Vistos