Siga-nos nas redes

País

Europa testa intervenção para melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos

Publicado

em

 Portugal e mais cinco países europeus vão testar uma intervenção que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos mais velhos, no âmbito de um projeto que obteve seis milhões de euros de financiamento.

Trata-se de uma intervenção que conta com um “navegador” que vai fazer a ponte entre o sistema de saúde, sistema social e outros serviços na comunidade consoante as necessidades do doente e da família.

O projeto “EU NAVIGATE – Implementação e avaliação da intervenção de navegação para pessoas mais velhas com cancro e seus cuidadores familiares: um ensaio clínico randomizado pragmático e internacional” vai ser realizado por um consórcio que junta equipas de investigadores da Bélgica, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia e Portugal, informou a Universidade de Coimbra, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Em Portugal, o estudo é coordenado por duas especialistas em cuidados paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Bárbara Gomes e Maja de Brito, bem como pelo docente da FMUC e atual presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues.

O projeto traduz-se num programa de acompanhamento de doentes oncológicos com 70 ou mais anos, e da sua família, ao longo trajetória da doença, incluindo o fim de vida.

Esse acompanhamento vai ser feito por uma pessoa que não faz parte da equipa clínica do doente, que pode ou não ser um profissional de saúde, como, por exemplo, um voluntário.

Cabe a essa pessoa “identificar as necessidades do doente e da família e ajudar a que essas necessidades sejam supridas com os apoios existentes, em colaboração com os profissionais de saúde, outros técnicos profissionais e a comunidade local”, explicaram as coordenadoras da equipa portuguesa.

“O objetivo desta navegação é promover a qualidade da vida e o bem-estar do doente e da família, bem como reduzir o sofrimento relacionado com saúde”, sublinharam.

O “navegador” pretende capacitar os doentes e os familiares para o que acesso aos “cuidados de saúde, apoio social e outros recursos aconteça atempadamente e seja equitativo”.

O ensaio clínico vai ser realizado nos países que integram no estudo, envolvendo 532 doentes e os seus cuidadores familiares.

No caso de Portugal participam 89 doentes.

Tendo em conta que a Europa “é um continente envelhecido”, aliado ao facto de o “número de doentes com cancro com 70 ou mais anos de idade estar a aumentar”, este projeto “tem potencial para melhorar a qualidade da vida num grupo de doentes que está a crescer em número e apresenta necessidades acrescidas, agravadas pela pandemia, muitas não atendidas, em comparação com doentes mais novos”, concluíram as investigadoras.

O projeto tem a duração de cinco anos e foi aprovado com pontuação máxima, no âmbito de um concurso lançado pelo “Cluster Saúde do Horizonte Europa”, um programa da União Europeia para o financiamento da investigação e da inovação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 11 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 16 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 17 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 18 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 1 dia

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos