Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Portugal já detetou dois casos da variante sul-africana da doença

Publicado

em

Segundo dados do Instituto Nacional de Ricardo Jorge, um segundo caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi detetado em Portugal, indicando que a circulação desta variante ainda “é limitada” no país.

“Foram detetados, até à data, dois casos da variante associada à África do Sul, sendo que não se detetou nenhum caso desta variante na amostragem nacional do período de 10 a 19 de janeiro, o que sugere que a circulação desta variante é ainda limitada em Portugal”, refere o último relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 do INSA, publicado hoje no seu ‘site’.

O primeiro caso identificado em Portugal desta nova variante foi detetado no dia 07 de janeiro. Tratava-se de um homem de 36 anos, natural de África do Sul, residente em Lisboa, que está dado como recuperado desde o dia 17.

No âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) em Portugal”, o INSA já analisou até agora 3.261 sequências do genoma do SARS-CoV-2, obtidas de amostras colhidas em 71 laboratórios, hospitais e instituições do país, representando 235 concelhos do país.

Desde o último relatório (12 de janeiro), foram analisadas mais 919 sequências, incluindo 532 sequências obtidas de amostras colhidas entre 10 e 19 de janeiro deste ano por laboratórios distribuídos pelas regiões da Madeira e dos Açores e por todos os distritos de Portugal continental (no total de 138 concelhos), no âmbito da vigilância de periodicidade mensal com amostragem nacional que o INSA está a coordenar.

Analisou ainda 199 sequências obtidas em amostras suspeitas da presença das variantes associadas ao Reino Unido, África do Sul e Brasil ou de outros estudos específicos.

“Entre as novas sequências analisadas, a variante associada ao Reino Unido foi detetada por sequenciação com uma frequência de 16% na amostragem nacional de 10 e 19 janeiro”, refere o INSA em comunicado.

Segundo os investigadores, “esta frequência relativa é concordante com a que foi estimada a partir dos dados de falha na deteção do gene S por RT-PCR para a mesma semana, no âmbito do estudo de monitorização contínua desta variante em colaboração com a Direção-Geral da Saúde e o laboratório Unilabs”.

Segundo os resultados obtidos pelas duas estratégias de vigilância, “esta variante está amplamente dispersa por todo o território nacional”.

O relatório do INSA realça também que “não foi detetado nenhum caso associado à variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detetada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazónia), mas que foram detetados cinco casos da variante P.2, também detetada inicialmente no Brasil e associada a casos de reinfeção”.

Destaca ainda a emergência de uma variante com uma mutação de interesse na proteína Spike, tendo sido detetada com uma frequência relativa de 6.8% na amostragem nacional do período de 10 a 19 de janeiro.

“Esta variante foi associada a três casos na amostragem nacional de novembro, tendo agora um total de 57 sequências detetadas em 32 concelhos, abrangendo nove distritos de Portugal continental e a Região Autónoma dos Açores, indicando alguma dispersão a nível nacional”, refere o estudo realizado em colaboração com o Instituto de Gulbenkian de Ciência.

A covid-19 já matou em Portugal 14.354 pessoas dos 767.919 casos de infeção confirmados, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 10 horas

Crime: Suspeito de homicídio em Braga fica em prisão preventiva

Mateus Marley Machado, suspeito de ter assassinado um jovem de 19 anos no passado fim de semana em Braga, foi...

Sociedadehá 14 horas

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 18 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 18 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 19 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 1 dia

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 1 dia

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 1 dia

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 1 dia

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Arquivo

Mais Vistos