Siga-nos nas redes

País

Atençaõ! Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nos próximos dias

Publicado

em

A autoridade de proteção civil emitiu hoje um aviso devido ao mau tempo previsto para as próximas 24 horas, com chuva intensa nas regiões norte e centro, vento também forte e agitação marítima na costa ocidental.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre hoje e terça-feira prevê-se a queda de chuva forte, associada a vento com rajadas fortes, queda de neve, em especial na Serra de Estrela-Torre, e agitação marítima forte na costa ocidental.

As previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que, na terça-feira, haverá chuva forte e persistente nas zonas montanhosas do Norte e do Centro, sendo o período mais critico entre as 00:00 e as 12:00, queda de neve acima de 1.400 metros de altitude, nomeadamente na Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para mil metros nas regiões Norte e Centro, em especial na Serra da Estrela e no extremo Norte.

Prevê-se também trovoada durante a tarde e a queda de granizo no Norte e Centro.

O vento soprará até 45 km/h do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral, podendo chegar aos 55 km/h e com rajadas até 110 km/h nas terras altas, prevendo-se a persistência destas condições durante um longo período de tempo, com ligeiro desagravamento durante a manhã no Norte e Centro e durante a tarde na região Sul.

As rajadas de vento poderão atingir os 70 km/h, em especial no litoral, e os 90 km/h nas terras altas, até ao início da manhã de terça-feira.

Antevê-se ainda que a chuva acumulada até quarta-feira atinja os 150 mm nas regiões norte e centro do continente, podendo provocar cheias e inundações devido à subida dos rios e ribeiras do Alentejo, nomeadamente no vale do rio Sorraia, com submersão de pontes no concelho de Mora e galgamento da margem esquerda do rio em Coruche e submersão de estradas e também no Algarve.

O comunicado da ANEPC alerta que “deverá ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego”.

Devido às condições meteorológicas descritas, o piso rodoviário estará escorregadio, pode haver cheias rápidas nas zonas urbanas e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiente drenagem e em locais historicamente mais vulneráveis e quedas de ramos ou árvores.

Assim, a ANEPC recomenda que sejam desobstruídos os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirados objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao escoamento das águas.

Nas estradas condutores devem reduzir a velocidade e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve.

Nas vias afetadas pela acumulação de água são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e deve-se ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 3 horas

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Famalicãohá 5 horas

Melhoria da acessibilidade na envolvente da Casa de Camilo arranca segunda feira

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, terá início uma obra de requalificação na zona envolvente à Casa de Camilo...

Famalicãohá 5 horas

Evento “PERSPECTIVA” debate movimentos sociais e lutas operárias em Joane

Hoje, dia 29 de março, realiza-se na Associação Teatro Construção, em Joane, Vila Nova de Famalicão, o evento “PERSPECTIVA”. Esta...

Famalicãohá 5 horas

Portugal entra no horário de verão na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os seus relógios na próxima madrugada para...

Paíshá 18 horas

Eclipse solar parcial esperado para este sábado a partir das 09:30. Produção de energia vai descer 23%

O eclipse solar parcial que vai ocorrer durante duas horas na manhã de sábado vai provocar uma redução de 23%...

Paíshá 18 horas

Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente

Uma bombeira de 22 anos foi agredida e ameaçada com uma faca, na tarde desta sexta-feira, num momento em que...

Sociedadehá 19 horas

Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quinta-feira, por suspeitas dos crimes de uso de documento de identificação...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: Gil Dias pede apoio dos adeptos para este domingo: “Vamos fazer tudo por eles”

Na sequência da disputa da 27ª jornada da I Liga portuguesa, o avançado Gil Dias faz a antevisão da receção...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Espera “máximas” de 22 graus e céus limpos este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Arquivo

Mais Vistos