Siga-nos nas redes

Desporto

Saga dos portugueses nos Jogos Olímpicos de 1988 contada em filme/documentário

Publicado

em

A saga de cinco portugueses que, sem praticarem a modalidade, criaram uma equipa e, em menos de um ano, se apuraram no bobsleigh para os Jogos Olímpicos de Inverno Calgary1988 vai dar origem a um filme documental.

A informação foi adiantada pelo produtor, Diogo Machado, que se interessou pela “história ao estilo português do desenrasca, insólita”, de António Reis, João Poupada, Jorge Magalhães, João Pires e Rogério Bernardes, emigrantes no Canadá e ex-atletas olímpicos numa modalidade que em Portugal não se pratica e é relativamente desconhecida.

Os cinco portugueses, quatro deles estudantes na altura e todos atletas de outras modalidades, ambicionaram estar nos Jogos Olímpicos que iam decorrer no país de acolhimento e, depois de muitas peripécias, conseguiram estar na competição com as cores lusas vestidas e a utilizar trenós alugados.

O grupo acabou por rasgar um caminho inóspito, num desporto dispendioso, e de uma miragem transformou o sonho em realidade, jornada que chamou a atenção da produtora PawkPawkPawk, de Santo Tirso.

“Queremos contar a jornada épica do herói que consegue ultrapassar todas as adversidades e chegar ao seu auge, neste caso os Jogos Olímpicos. É uma mensagem de que é possível derrubar obstáculos e, em conjunto, alcançar algo maior, levar uma ideia até ao fim”, antecipou, Diogo Machado, segundo o qual o projeto está ainda “numa fase embrionária”.

O quinto filme do realizador Dinis Machado encontra-se em período de desenvolvimento até ao final de 2022, para a “angariação de financiamento, parcerias, construção da base e da produção”, embora o produtor garanta que mesmo que candidaturas apresentadas para o efeito não sejam aprovadas, “o filme será feito”, em parceria com equipas no Canadá.

Diogo Machado prevê que a rodagem só comece no final de 2022 ou no início de 2023, para a película ser lançada em 2024.

António Reis, um dos protagonistas da história, disse que se alguém lhe contasse o que ele fez com os quatro colegas como ideia para um filme, “diria que é inverosímil”.

“É uma história que nos transcende, maior do que nós, e tivemos orgulho de a viver”, vincou.

O consultor em marketing e antigo assessor político e publicitário afirmou ter ficado “supercontente” ao saber do interesse da produtora, por entender que “é uma história que merece ser contada”.

“É uma história tipicamente portuguesa, de improviso, de emigrantes, de aventura, de ir contra o vento e chegar lá. Tenho orgulho de a poder contar”, frisou, António Reis, natural de Avintes, Gaia, agora com 65 anos.

O ex-atleta olímpico, campeão de futebol americano e de remo, que se entusiasmou pelo desporto praticado num trenó com lâminas, no qual se desce uma pista de gelo sinuosa e íngreme a alta velocidade, depois de lhe ser dado balanço com a corrida, desafiou depois quatro outros portugueses com preparação física, três estudantes universitários e um ainda no liceu, para embarcarem “na aventura” olímpica.

“Isto é o português que se atreve e faz. É a história de Portugal, um país de aventureiros. Metaforicamente, representa o que somos, o ser português”, sintetizou, António Reis, na altura com 31 anos, o mais velho dos cinco.

Diogo Machado adiantou que o filme se vai basear em testemunhos na primeira pessoa, embora ainda não tenha a garantia da participação de todos os antigos atletas, e prevê filmar nos locais onde treinaram, também em Calgary, e recorrer a imagens de arquivo, para as contratar com as atuais, assim como dar uma ideia do que é o bobsleigh e o que representou na altura a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Inverno, até hoje a mais numerosa de sempre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 minutos

Famalicão: Colisão entre três veículos faz um ferido na rua do Talvai

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre três carros, na rua do Talvai,...

Famalicãohá 36 minutos

Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsão de chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do...

Paíshá 1 hora

Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho

As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: De Haas foi o 2.º melhor defesa da Primeira Liga em abril

Justin de Haas, o defesa neerlandês do FC Famalicão foi distinguido pelos treinadores da Primeira Liga portuguesa, como o segundo...

Paíshá 2 horas

Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga encabeçada por dois irmãos que operava desde janeiro de 2024 no...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão classificado como entidade formadora de 5 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a classificar o FC Famalicão como uma entidade formadora de cinco estrelas, a nota...

Regiãohá 4 horas

Vila do Conde: Mulher de 33 anos detida com artigos de bijuteria contrafeitos

Elementos do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procederam à...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão/Obras: Trânsito cortado entre Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor em Lousado até sábado

O trânsito entre a Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor, na freguesia de Lousado, está cortado até...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Presidente da Câmara distinguido com medalha de ouro pelo Corpo Nacional de Escutas

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, foi condecorado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), com uma insígnia do...

Bragahá 6 horas

Braga: Detido homem de 39 anos por suspeita de tráfico de droga em Fafe

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, procedeu à identificação e detenção de um homem de...

Arquivo

Mais Vistos