Siga-nos nas redes

País

Covid-19 / Vacinas: Convenção Nacional da Saúde pede clareza na identificação de prioritários

Publicado

em

A Convenção Nacional da Saúde defendeu hoje que têm de ser mais bem identificados e ordenados os grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19, bem como o que fazer com as sobras das vacinas.

“Os critérios desta definição têm de estar cientificamente justificados, têm de ser objetivos e tornados públicos”, exigiu a organização, que reúne cerca de 150 entidades dos setores público, privado e social na área da saúde.

Num comunicado em que reagiu à demissão do anterior coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, classificando-a de “inesperada”, a Convenção manifestou disponibilidade para colaborar com o atual dirigente, Henrique Gouveia e Melo, solicitando uma reunião de trabalho, por via digital.

A Convenção Nacional da Saúde pretende acompanhar a concretização do Plano de Vacinação para “conseguir identificar, a cada momento, as limitações e os riscos que o país enfrenta e, deste modo, sugerir melhorias” às autoridades públicas.

“Na história recente, nunca como hoje foi precisa a colaboração de todos para que as dificuldades sejam rapidamente vencidas, em nome do nosso bem comum”, lê-se no documento enviado às redações.

Defendendo que é preciso vacinar o maior número de pessoas o mais rápido possível, a Convenção sublinhou que muitas centenas de vidas dependem do êxito desta operação.

“Milhares de pessoas podem não ficar doentes. Se tudo for feito em tempo útil, o país inteiro pode, finalmente, começar a olhar para a frente com esperança e mais confiança”, frisa, acrescentando que a situação não permite lacunas no processo.

“À data de hoje, há milhares de profissionais de saúde que ainda não iniciaram a sua vacinação e tal é inadmissível, quer em termos da proteção dos próprios e das suas famílias, quer em termos de saúde pública tendo em conta os múltiplos contactos diários que têm com pacientes”, lamentou a organização, acrescentando que estes trabalhadores constituíam um dos grupos de primeira prioridade e que, passado quase um mês e meio, ainda muitos continuam por vacinar, “ao mesmo tempo que se alarga a vacinação a outros grupos”.

Para a Convenção Nacional da Saúde, é fundamental que haja uma comunicação adequada e permanente com a população: “A forma como as entidades de saúde comunicam com as pessoas chamadas a receber a vacina ou à espera que chegue a sua vez, tem de ser direta, objetiva, simples e clara. É importante que, por exemplo, os doentes que não podem sair de casa saibam exatamente o que vai acontecer e como serão cuidados. Reduzir a ansiedade, a desinformação e o ruído são fatores decisivos para aumentar os níveis de confiança, segurança e bem-estar dos portugueses”.

O processo de identificação dos cidadãos a vacinar deve ser simples, nomeadamente para os mais idosos e para os que têm menos acesso a meios informáticos, abarcando todos os cidadãos que não têm médico de família ou não são habitualmente acompanhados pelos centros de saúde, preconizam as entidades subscritoras do documento.

“Entendemos que é determinante alargar os locais de vacinação aos hospitais – privados e sociais – e às farmácias, ou seja, o plano de vacinação tem de aproveitar toda a capacidade instalada do país”, defendem.

A Convenção salientou igualmente que é “fundamental conhecer com rigor o calendário de vacinação para as patologias consideradas prioritárias” e considerou imperioso haver “uma monitorização apertada da segurança”.

Na avaliação que fez ao Plano de Vacinação contra a covid-19, concluiu que “não contém a informação necessária para que seja possível avaliar aspetos fundamentais” de cada um dos níveis referidos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortes resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas, em 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 13 horas

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Manhã de chuva dá lugar a tarde de sol este sábado

Famalicão espera, este sábado, um dia com previsão de chuvas leves para o período matinal, dando lugar a uma tarde...

Paíshá 14 horas

Porto: Família recusa acolher prisão domiciliária de suspeito de tráfico e este fica em liberdade enquanto aguarda julgamento

Um suspeito de tráfico de droga no Porto vai aguardar julgamento em liberdade depois de a família ter recusado acolhê-lo...

Paíshá 15 horas

Maia: Colisão rodoviária corta trânsito junto à entrada para a autoestrada

O trânsito ficou condicionado, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre uma vatura ligeira e um...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: “Processo ofensivo” em grande plano na deslocação a Arouca diz Hugo Oliveira

O treinador do Famalicão admitiu hoje a dificuldade do embate frente ao Arouca, reconhecendo o histórico negativo dos famalicenses naquele...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Candidato à presidência da ACIF Hélder Costa pretende “mobilizar” comércio e indústria local através da “mudança”

Tal como já tinha sido avançado, Hélder Costa é o rosto que lidera a Lista B, que se apresenta às...

Regiãohá 17 horas

Mais de 50 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso criam abaixo-assinado contra gestão da Misericórdia

Um abaixo-assinado subscrito por 58 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso exige a suspensão imediata da desafetação daquela unidade de...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ciclista ferido após colisão com carro na EN14 em Ribeirão

Um ciclista ficou ferido, às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão com uma viatura ligeira...

Desportohá 18 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão preparam-se para disputar mais dois jogos, neste sábado e domingo, com uma receção e...

Arquivo

Mais Vistos