Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Mortalidade sobe 16% e é três vez mais do que o limiar europeu

Publicado

em

A mortalidade por covid-19 aumentou 16% na última semana, atingindo os 60,7 óbitos por um milhão de habitantes, três vezes mais do que o limiar definido a nível europeu, indica a análise de risco da pandemia divulgada esta sexta-feira.

Na quarta-feira, a “mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 60,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a um aumento de 16% relativamente ao último relatório (52,2), indicando uma tendência crescente do impacto da pandemia” neste indicador, adiantam as “linhas vermelhas” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o documento, o valor de 60,7 é superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de pessoas definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e ao limite de 50 mortes do referencial “linhas vermelhas”, o que se traduz num “impacto muito elevado da epidemia na mortalidade específica por covid-19”.

A análise da DGS e do INSA avança ainda que, na quarta-feira, os hospitais de Portugal continental atingiram os 61% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas em cuidados intensivos (155 doentes), o que representa uma tendência estável a nível nacional, mas com variações por regiões.

O Norte atingiu os 99% do nível de alerta de 75 camas ocupadas nestas unidades, enquanto o Algarve, com cinco doentes em cuidados intensivos, registou apenas 22% de ocupação das 23 camas deste nível.

De acordo com as “linhas vermelhas”, a incidência cumulativa a 14 dias foi de 7.149 infeções por 100 mil habitantes em Portugal, indicando uma intensidade muito elevada, mas agora com “tendência crescente com sinais claros de desaceleração”, já que aumentou 10%, enquanto na semana anterior tinha crescido 29%.

O grupo etário com incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao das crianças com menos de 10 anos (13.523 casos por 100 mil habitantes), mas registando uma “tendência estável com inversão”, adianta o documento.

A proporção de casos com resultado positivo nos testes realizados para despiste do coronavírus SARS-CoV-2 entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro foi de 19%, acima dos 18,3 do último relatório e do limiar de 4%.

Na última semana foram realizados menos testes, cerca de 1,8 milhões, quando nos sete dias anteriores tinham sido efetuados mais de 2,1 milhões.

A análise de risco da pandemia refere também que as pessoas com a vacinação completa tiveram um risco de internamento “duas a cinco vezes menor do que os cidadãos não vacinadas, entre o total de pessoas infetadas em novembro”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 14 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 16 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 16 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 19 horas

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 21 horas

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 22 horas

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 22 horas

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Famalicãohá 2 dias

Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave

Um projeto virado para o futuro. Foi desta forma que a ministra da Saúde classificou o CIDIFAD – Centro de...

Famalicãohá 2 dias

Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira

A magia da música natalina chega a Vila Nova de Famalicão esta sexta-feira, com um Concerto Sinfónico de Natal imperdível,...

Famalicãohá 2 dias

Presépio Vivo em Riba de Ave promete encantar nos dias 28 e 29 de dezembro

No próximo fim de semana, dias 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de...

Arquivo

Mais Vistos