Siga-nos nas redes

País

Conferência Episcopal Portuguesa quer distribuição justa da vacina

Publicado

em

Considerando “essencial que a vacina chegue a todos”, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acha que a vacinação deve começar pelos mais vulneráveis, mas também pelas pessoas fundamentais para funcionamento das diversas instituições sociais e de saúde.


“É essencial que a vacina chegue a todos, com justiça, cuidado e transparência, começando pelos mais vulneráveis, mas também pelas pessoas que, nas mais diversas instituições sociais e de saúde, são fundamentais para o seu funcionamento”, defende a CEP em comunicado.


Relativamente aos ministros e colaboradores da Igreja Católica em Portugal, sejam eclesiásticos ou leigos, a CEP afirma que têm acesso à vacinação como qualquer outro cidadão e seguem as disposições estabelecidas pelas autoridades competentes para as diversas fases deste processo.

Nos últimos dias foram noticiados casos de pessoas vacinadas indevidamente (que não pertencem a grupos prioritários), incluindo padres, autarcas e outros responsáveis de áreas da saúde e sociais.

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com o início da vacinação para a covid-19 em Portugal, afirmando confiar na adesão de todos ao processo em curso para que o país possa recuperar da situação pandémica que está a viver.

No comunicado reafirma também o necessário envolvimento de todos no combate à pandemia, avançando com a certeza de que nenhum outro interesse deve ser colocado acima dos esforços conjuntos para encontrar a melhor forma de utilizar os recursos existentes e assim superar a pandemia.

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou também que vai assinalar o Dia Mundial do Doente com uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no dia 11 de fevereiro, às 11:00, que será presidida pelo cardeal António Marto.

A missa, que não contará com a participação de fiéis devido à situação de pandemia, será transmitida pelos meios de comunicação social (Rádio Renascença e TV Canção Nova) e digital (Santuário de Fátima e Agência Ecclesia) e tem como intenção lembrar todos os que sofrem os efeitos da pandemia.

Os bispos portugueses consideram ser este o momento propício para prestar uma especial atenção às pessoas doentes, sobretudo neste momento de pandemia, e a todos aqueles que as acompanham, como salienta o Papa Francisco na Mensagem para o 29.º Dia Mundial do Doente.

Além da bênção dos doentes, haverá uma referência especial com uma prece pelos profissionais de saúde e por todos os cuidadores formais e informais que neste contexto estão na linha da frente na luta contra a pandemia e no cuidado ao próximo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 15 minutos

Metro do Porto com ligações interrompidas no próximo fim de semana

A circulação do Metro do Porto estará interrompida entre as estações da Senhora da Hora e da Trindade das 22h00...

Bragahá 3 horas

Braga: Coautor de tentativa de homicídio detido pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária de Braga procedeu à detenção de um homem de 55 anos que estava fortemente indiciado da coautoria...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste de motociclo faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência do despiste de um motociclo, nas imediações do posto de...

Regiãohá 4 horas

Trofa: Trapezista alega ter sido agredido e ameaçado de morte no Circo Cardinali

A passagem do Circo Cardinali pela cidade da Trofa ficou marcada por uma alegada situação de violência e ameaças de...

Paíshá 5 horas

Robot cirúrgico do IPO do Porto estreou-se com realização de uma prostectomia radical

 O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) iniciou um programa de cirurgia robótica, com uma prostectomia radical, tornando-se...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Sol e temperaturas altas vão manter-se até quinta-feira

A chuva regressa ao concelho de Famalicão, no final desta semana, após uma série de dias de sol e temperaturas...

Paíshá 6 horas

GNR nas estradas a partir de hoje para fiscalização à velocidade

A GNR realiza a partir de hoje uma operação de fiscalização rodoviária, sobretudo para controlo de velocidade, focando-se nas vias...

Regiãohá 1 dia

Vila das Aves comemorou 70 anos com concerto de Cuca Roseta

Foto Facebook Aves Freguesia Foto Facebook Aves Freguesia Foto Facebook Aves Freguesia Foto Facebook Aves Freguesia Foto Facebook Aves Freguesia...

Mundohá 1 dia

Papa aparece pela primeira vez em público após regresso ao Vaticano

Papa Francisco apareceu, este domingo, pela primeira vez, desde o seu regresso ao Vaticano, após uma longa hospitalização.O sumo pontífice...

Paíshá 1 dia

Mais de 70% dos universitários portugueses planeiam emigrar

Mais de 70% dos estudantes universitários portugueses planeiam emigrar. Os jovens dizem que gostavam de ficar em Portugal, mas ambicionam...

Arquivo

Mais Vistos