Siga-nos nas redes

País

Vacinação indevida: Todos os casos que levaram à demissão do coordenador da ‘task force’

Publicado

em

Com o atual Plano de Vacinação contra a covid-19, os casos de vacinação indevida continuam a aumentar e a provocar demissões, incluindo a do coordenador da ‘task force’.

Francisco Ramos — substituído pelo vice-almirante Gouveia e Melo, que já integrava a ‘task force’ — renunciou ao cargo e afirmou numa declaração escrita que a decisão se deveu a irregularidades relativas ao processo de seleção para vacinação de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCV), do qual é presidente da comissão executiva.

Posteriormente, o diretor clínico e a enfermeira diretora do mesmo hospital anunciaram que tinham colocado os lugares à disposição, justificando a irregularidade com um lapso na seleção dos profissionais a vacinar contra a covid-19, revelou o médico.

No domingo, o responsável pela delegação do Norte do INEM, António Barbosa, tinha apresentado a demissão depois de ter assumido que tinha autorizado a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima do instituto, alegando tratar-se de uma opção para evitar o desperdício das doses de vacina.

Outras alegadas irregularidades no INEM tinham sido denunciadas no dia 28 de janeiro pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, que divulgou também que o presidente do INEM, Luís Meira, “contrariou as indicações do Ministério da Saúde e vacinou dezenas de profissionais não-essenciais e que não são profissionais de saúde”.

Apesar das demissões e da polémica em torno dos casos de vacinação violando os critérios estabelecidos no plano nacional, continuam a suceder-se diariamente situações divulgadas por órgãos de comunicação social.

Na terça-feira a SIC noticiou que, no concelho de Sátão, no distrito de Viseu, o presidente e o vice-presidente da autarquia receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

De acordo com a SIC, o presidente justificou ter recebido a vacina por ser dirigente de uma fundação que gere dois lares e, o vice-presidente por fazer voluntariado, como médico numa outra instituição.

O responsável pela administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, que gere três hospitais e os 14 centros de saúde do distrito de Bragança, protagoniza, segundo a TSF, outro dos casos recentes, em que dirigentes e funcionários administrativos daquele organismo terão sido vacinados.

A primeira situação irregular a ser divulgada foi a do presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, que justificou ter sido vacinado na qualidade de dirigente de um lar.

Sucederam-se os do presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez e provedor da Santa Casa da Misericórdia, Francisco Araújo e de Elisabete Adrião, vereadora da Câmara do Seixal e responsável pelo Núcleo Local de Inserção de Sesimbra.

Nas últimas semanas vieram ainda a público alegados usos indevidos de vacinas no Centro de Apoio a Idosos de Portimão (cujos órgãos sociais foram incluídos na lista dos prioritários, no Hospital Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão (cujo administrador incluiu a filha e a mulher na lista de profissionais prioritários), no lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (onde terão sido vacinados todos os órgãos sociais) e na Santa Casa da Misericórdia do Montijo, cujo provedor terá incluído a mulher na lista da vacinação.

A secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros denunciou também várias pessoas, incluindo um padre, que foram vacinados indevidamente contra a covid-19 numa instituição de Valongo do Vouga, Águeda, no distrito de Aveiro.

Na segunda-feira a Procuradoria-Geral da República confirmou que o Ministério Público já instaurou inquéritos relativamente “a alguns dos casos vindos a público, desde logo os respeitantes à Segurança Social de Setúbal, ao INEM de Lisboa e ao INEM do Porto”.

Na sexta-feira, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) tinha anunciado que vai verificar o cumprimento das normas e orientações aplicáveis ao processo de administração da vacina contra a covid-19.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 39 minutos

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 3 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 18 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 21 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 21 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 1 dia

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Arquivo

Mais Vistos