Siga-nos nas redes

País

Embarcação de pesca afundou numa doca em Matosinhos

Publicado

em

Uma embarcação de pesca, sem tripulantes a bordo, afundou hoje num dos cais do porto de pesca de Matosinhos, distrito do Porto, informou a Autoridade Marítima Nacional.

Segundo o organismo, “desconhece-se as causas que estão na origem da ocorrência”, sendo que o alerta foi dado às 6:10 e acorreram ao local elementos do Comando da Polícia Marítima do Douro e tripulantes da Estação Salva-Vidas (ESV) de Leixões.

Também foram ativados os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça e elementos da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

“À chegada ao local, constatou-se que a embarcação, sem tripulantes a bordo, já tinha afundado, tendo sido colocada uma barreira flutuante pelos elementos da APDL, para garantir a contenção de material poluente. Os tripulantes da ESV de Leixões efetuaram a recolha do material de pesca da embarcação que se encontrava à deriva”, pode ler-se na informação.

No mesmo texto, a Autoridade Marítima Nacional informou que o “proprietário da embarcação foi notificado para efetuar a remoção da embarcação do local.

Contactada pela agência Lusa, a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) informou que a embarcação em causa é o “Praia do Neiva”, registada da Póvoa de Varzim, e que tinha regressado ao porto de Matosinhos depois de uma jornada de trabalho.

“Tudo indica que a embarcação terá ficado presa numa das escadas do cais, e com a subida da maré adornou e acabou por afundar”, partilhou João Leite, presidente da APMSHM.

O dirigente lamentou o acidente e, apesar de louvar a inexistência de vítimas, vincou a necessidade de intervenções nas infraestruturas portuárias do país.

“Há vários anos que temos alertado para a necessidade de intervenções urgentes nos nossos portos de pesca. São estruturas antigas e que precisam de ser melhoradas pela Docapesca para que os pescadores tenham melhores condições de trabalho e segurança. Já demos conta disso numa recente reunião com o ministro da Agricultura e Pescas”, afirmou João Leite.

Essa necessidade de intervenção, nomeadamente no porto de pesca matosinhense, foi também hoje reiterada pelo vereador eleitos pelas listas do PCP na Câmara de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, que lembrou que levou o assunto a discussão na última reunião da autarquia, a 22 de janeiro.

“As condições de operação do porto de pesca de Matosinhos têm vindo a degradar-se de forma acentuada, levantado grandes preocupações quer ao nível da segurança dos homens do mar, de quem trabalha dentro do porto, quer ao nível das garantias da qualidade do pescado e da segurança alimentar, consequência do desinvestimento e do desinteresse a que este porto tem sido votado”, disse o comunista.

José Pedro Rodrigues exigiu que “o governo dê uma resposta que salvaguarde a segurança de todos os trabalhadores que saem ao mar e os que trabalham em terra”, e apelou “que a Câmara de Matosinhos pressione o governo para que essa resposta seja imediata”.

“Desta vez foram só danos materiais, mas é só uma questão de tempo até alguma coisa mais grave acontecer”, completou o vereador.

Foto: Autoridade Marítima Nacional/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 3 horas

Santo Tirso: Colisão entre duas viaturas provoca oito feridos

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras, ao final da manhã deste domingo, causou oito feridos ligeiros. O sinistro aconteceu na...

Mundohá 5 horas

Fiéis já podem visitar o túmulo do Papa Francisco

A Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, abriu ao público este domingo de manhã. Os fiéis podem, agora, visitar o...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Operário FC pode celebrar hoje subida de divisão

O Operário FC joga esta tarde a muito provável cartada final rumo à subida de divisão. A formação famalicense vai...

Regiãohá 7 horas

Viana do Castelo: Motociclista morre após colisão com trator

Um homem morreu este sábado na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN)...

Regiãohá 8 horas

Famalicão: Mercado do Livro termina hoje

Termina hoje, no centro da cidade de Famalicão, o Mercado do Livro que, desde a passada quarta-feira, tem trazido diversas iniciativas...

Desportohá 8 horas

Hóquei: Riba d´Ave luta hoje pela manutenção na primeira divisão

Na primeira divisão de Hóquei em Patins o campeonato está quase a terminar e, este domingo, disputam-se os últimos jogos...

Regiãohá 9 horas

Chuva está de regresso na quarta-feira depois de dias com quase 30 graus

Para este domingo, dia 27 de abril, para a região norte, está previsto mais um dia de céu limpo e...

Desportohá 1 dia

Futebol Clube de Famalicão pode fazer história na Liga Revelação

A equipa sub-23 do Futebol Clube de Famalicão disputa, na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, às 20h15, no Estádio...

Famalicãohá 1 dia

Avidos inaugura o tão aguardado Multiusos

A freguesia de Avidos inaugurou esta sexta feira dia 25 de Abril o seu tão aguardado multiusos. Com a casa...

Desportohá 1 dia

Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque em Vale São Martinho

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou no passado dia 25 de abril na prova organizada pelo Grupo Recreativo de...

Arquivo

Mais Vistos