Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Noventa e nove pessoas impedidas de passar a fronteira para Portugal em 24 horas

Publicado

em

Durante as primeiras 24 horas após a reposição temporária de controlo nas fronteiras com Espanha, mais de 4.000 cidadãos foram controlados nos oito postos de passagem autorizados (PPA), anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.

Em comunicado, o gabinete do ministro Eduardo Cabrita precisa que foram controladas 4.020 pessoas, das quais 99 foram impedidas de circular pelos pontos de passagem autorizados, num total de 2.841 viaturas fiscalizadas.

O PPA de Vilar Formoso foi o mais movimentado nas primeiras 24 horas, com 1.142 pessoas controladas e 23 impedidas de prosseguir viagem, seguido de Valença (744), Vila Verde da Raia (687), Caia (643), Quintanilha (333), Castro Marim (312), Vila Verde de Ficalho (103) e Marvão (56).

Castro Marim foi o PPA onde mais pessoas foram impedidas de seguir rumo ao seu destino (33), mais 10 do que em Vilar Formoso e Vila Verde da Raia (23), seguidos de Valença e Caia (6), Marvão (4), Quintanilha (3) e Vila Verde de Ficalho (1).

Nos pontos de passagem não autorizados, foram reencaminhadas 34 viaturas para os PPA, de acordo com o comunicado do MAI.

Além dos oito PPA permanentes, existem cinco outros pontos que funcionam apenas nos dias úteis entre as 07:00 e as 09:00 e entre as 18:00 e as 20:00, nomeadamente em Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.

Em Rio de Onor é possível passar a fronteira entre Portugal e Espanha às quartas-feiras e sábados entre as 10:00 e as 12:00.

A reposição temporária do controlo de pessoas nas fronteiras com Espanha enquadra-se nas medidas de contenção da pandemia de covid-19 que entraram em vigor às 00:00 de domingo.

Na quinta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou pela décima vez a renovação do estado de emergência em Portugal e, no mesmo dia, o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas a vigorar até 14 de fevereiro para conter a evolução da covid-19.

Ao abrigo do decreto publicado na sexta-feira que regulamenta o estado de emergência, ficam limitadas as deslocações para fora do território continental por qualquer meio de transporte, com exceção das ligações aéreas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, assim como para casos relacionados com trabalho, regresso a casa, transporte de correio e de mercadorias e fins humanitários e de emergência.

Como aconteceu em março de 2020, no início da pandemia, o controlo nas fronteiras vai limitar a circulação entre Portugal e Espanha, em pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

É também suspensa a circulação ferroviária entre Portugal e Espanha exceto para transporte de mercadorias e também é suspenso o transporte fluvial, segundo anunciou o Ministério da Administração Interna.

Estas limitações, esclarece o MAI, não impedem a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e titulares de autorização de residência, bem como a saída de cidadãos residentes noutros países.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Famalicão: Lousado mais verde após plantação de 16 árvores nas margens do rio Pelhe

A Junta de Freguesia de Lousado concluiu, este fim de semana, o processo de plantação de 16 árvores nas margens...

Desportohá 27 minutos

FC Famalicão e clube sueco em negociações para a saída de Otso Liimatta

Otso Liimatta, futebolista de 20 anos do FC Famalicão, está a ser seguido de perto por clubes da esfera internacional,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Despiste na Via Intermunicipal em Pedome fez um ferido esta manhã

Uma pessoa ficou ferida, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira na...

Paíshá 2 horas

Proteção Civil registou 173 ocorrências devido ao mau tempo. Região Norte foi das mais afetadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 173 ocorrências...

Paíshá 15 horas

Português de 67 anos entre as vítimas mortais de afogamento na República Dominicana

Nelson Nunes Ribeiro de 67 anos, residente na localidade de Nogueira do Cravo em Oliveira do Hospital, no distrito de...

Paíshá 16 horas

Proteção Civil alerta população para possibilidade de inundações nas próximas horas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil enviou um alerta à população, na sequência das previsões de mau tempo...

Paíshá 17 horas

INEM passou hoje a contar com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar

O INEM conta a partir de hoje com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar, um número que deverá duplicar no...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão sob Aviso Laranja: Chuvas fortes, granizo e trovoada já a partir das 21:00

A previsão de mau tempo para os próximos dias, que se irá verificar já a partir desta noite, foi atualizada...

Desportohá 19 horas

FC Famalicão poderá ficar sem Zaydou após oferta de 6 milhões de euros da Arábia Saudita

Encontra-se cada vez mais intensa a corrida do mercado pelo talento de Zaydou Youssouf, o médio do FC Famalicão que...

Paíshá 20 horas

PSP registou mais de 3.600 infrações relacionadas com transporte de crianças e cintos de segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou no ano passado 3.621 infrações relacionadas com a falta ou indevido uso de...

Arquivo

Mais Vistos